Ir para o Conteúdo
imgcentral
Luta de Kendo-Kenjutsu - Itto (1 Espada) Vs Nito (2 Espadas)

Kendo e Kenjutsu

Diferenças entre o Kendo e o Kenjutsu


Redação Niten

No início do século XX algumas artes marciais do Japão, principalmente por influência do fundador do Judô, Jigoro Kano, passaram a adorar o sufixo "Dô", que significa Caminho, para denotar este objetivo em sua prática.

Alguns estilos tradicionais dos Samurais, seguindo esta tendencia, substituíram a partícula "jutsu" por "dô". Por exemplo, o estilo de Jojutsu, Shindo Muso Ryu, passou se chamar Shindo Muso Ryu Jodo (embora ainda use o termo Jojutsu ao lado de Jodo) e diversos estilos de Iaijutsu passaram a utilizar tambem o termo Iaido.

Já o caso do Kendo e do Kenjutsu é diferente.
"Kendo" não é um termo que substituiu a palavra Kenjutsu, mas uma arte marcial inteiramente nova criada já no século XX, a partir da simplificação e regulamentação da prática do treino de combate com uso de equipamento de proteção (Gekken) praticado por alguns estilos de Kenjutsu no fim do século XIX e começo do século XX.

No Instituto Niten, o treino de Kenjutsu engloba o Kendo, todas as suas técnicas e conceitos, mas vai além, em direção à essência da espada samurai, chegando no mais próximo possível hoje do combate dos antigos Samurais do Japão feudal.


topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-8h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h