Dojo Barra da Tijuca - Niten Rio de Janeiro - Treinos de Kendo, Kenjutsu, Jojutsu e Iaijutsu Ir para o Conteúdo

Dojo Barra da Tijuca

no Alpha Barra


Nafuda RJ/Barra :
  • V A Z
  • I M P I E R I
  • S E C C O
  • F R A D E
  • I T I K A W A
  • H O F M E I S T E R
  • H E S P A N H A
  • R A N G E L
  • P E R E S
  • B E L U C I O
  • R A O N I
  • A R O M A T I S
  • C O R B O
  • K A H N
  • P A Z
  • O R E N B U C H
  • A U G U S T O
  • T A G L I A R I

Em julho de 2019 o Niten veio trazer a Arte da Espada Samurai para mais um Dojo na Zona Oeste, o Dojo Barra da Tijuca, com a coordenação de Igor Frade. Os treinos ocorrem no Alfa Barra Clube, com treinos de:
- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.



Coordenação
Barra da Tijuca

Igor
Frade
Luiz
Secco


Entrada do Alfa Barra Clube








BARRA
Treinos presenciais retomados com os protocolos recomendados. Necessário agendar visita (011) 94294-8956
CONDOMÍNIO ALFABARRA 2
Alfabarra Clube
Rua Maestro José Siqueira, 81
No salão nobre do clube
Google Maps
QUARTAS
19h30 KENJUTSU
SEXTAS
18h00 IAIJUTSU
19h30 KENJUTSU
NITEN - Rio de Janeiro

+Informações

COVID-19:

Os treinos presenciais retornaram (salvo nova mudança classificatória da Bandeira local). Informe-se pelo whatsapp sobre horários e agende uma aula experimental. Também estamos oferecendo aulas experimentais gratuitas no ZOOM. Saiba mais em KENJUTSU ONLINE

Matricula:

Para matricular-se tanto para os treinos ONLINE como também para os treinos presenciais se já retornados preencha o FORMULÁRIO ONLINE e siga os passos indicados. Não há taxa de matrícula. Após enviar o formulário entraremos em contato pelo whatsapp e orientamos a finalização da matrícula que pode ser feita ONLINE. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COMO INICIAR AQUI

Manutenção-Niten:

Contribuição mensal que cobre os custos gerais dos serviços e conteúdo oferecidos pelo instituto e dá acesso às aulas online que incluem ZOOM com conteúdo técnico e filosófico direto com Sensei Jorge Kishikawa duas vezes por semana, além de audiovisuais mensais e diversos treinos online pelo ZOOM em diferentes dias e horários.
- 5-12 anos: 150 reais
- 13-17 anos: 200 reais
- 18 anos e acima: 250 reais
Obs: A Manutenção-Niten substitui a antiga mensalidade, anuidade e taxa de matrícula para facilitar o acesso de todos os alunos ao conteúdo online e para adaptar o instituto à retomada de cada Dojo aos treinos presenciais, de acordo com as condições locais.

Taxa do Dojo:

Para os treinos presenciais além da Manutenção-Niten o aluno acerta direto no local de treino a Taxa adicional de cada Dojo:
Dojo Tijuca: 220 reais mensal / 60 reais aula avulsa
Dojo Barra: 110 reais mensal 1x semana / 170 reais mensal 2x semana / 35 reais aula avulsa
Dojo Lagoa: 80 reais mensal 1x semana / 160 reais mensal 2x semana / 30 reais aula avulsa
Dojo Maracanã: 60 reais mensal / 15 reais aula avulsa

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel e aquisição na página do formulário de matrícula, em nosso whatsapp e direto nos Dojos com os instrutores.

Como Iniciar

Aula Experimental:

Agende pelo WhatsApp uma aula experimental gratuita em um treino presencial ou ONLINE pelo ZOOM. Para as aulas experimentais presenciais nós emprestamos as espadas, devidamente higienizadas. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar). Favor já vir trocado, para que o vestiário não seja usado. Para a aula experimental ONLINE pelo ZOOM o material é improvisado, informe-se pelo .

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Treinos específicos para crianças de 5 a 11 anos na Lagoa, aos Domingos às 9h00, voltado para filhos de pais (pai ou mãe ou responsável) que também participem dos treinos, ainda que como novatos também. É o Kir Jovem com treinos que misturam brincadeiras e alegria com as sementes do aprendizado de disciplina, perseverança e transparência. Mais informações sobre o treino especial para crianças na Lagoa pelo WhatsApp.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou ambas as modalidades: KENDO-KENJUTSU e IAIJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 1 a 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores ou a participação nos treinos ONLINE são válidas e trarão resultado.

Filosofia:

Ao final de todos os treinos são passados os Momentos de Ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO. Para todos os alunos também são transmitidos os Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa ao vivo do Dojo central do Instituto Niten em São Paulo duas vezes por semana e um audiovisual online por mês.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial humano em todas as áreas da vida.


Calendário


  • 16 e 17 OUT - Sáb e Dom

    PALAVRAS PODEROSAS - SOROCABA

    INSCRIÇÕES COM germano@niten.org

    PROGRAMAÇÃO COMPLETA
    16 OUT (sáb)
    13:00 - Saída da Unidade Ana Rosa Hokkaido
    15:00 - Chegada em Sorocaba (R. Esmeraldo Tarquinio 53 - Pq. Campolim)
    15:30 - CONFRATERNIZAÇÃO 1 - Cruzar Espadas com os colegas Niten: Kenjutsu
    Combate
    (alunos de outras modalidades e acompanhantes tambem podem participar)
    17:30 - Terrmino e traslado ao Hotel All Inn ( Av. Engo. Carlos Reinaldo Mendes
    3541)
    19:00 - CONFRATERNIZAÇÃO 2 - Jantar no Salão de Eventos

    17 OUT (dom)
    07:30 - Tyorei /Café da Manhã
    08:30 - Saída para R. Esmeraldo Tarquinio 53 - Pq Campolim
    09:00 - PALAVRAS PODEROSAS - "SHINDOSU"
    11:00 - Retorno ao Hotel
    12:00 - Encerramento

    -Tx. u$ 280 em 2x (Todos participantes precisam estar com a Manutenção Niten em
    dia)
    (até o dia 10/09/21 u$ 160; até o dia 30/09/21 u$ 240)
    Brasil :Nitiren Coml. Ltda - Itau Ag 0081 - cta 88382-9 - CNPJ 07568006/0001-
    09
    Exterior Codigo IBAN - BR24 9040 0888 0180 7001 0012 576C 1



Mural Barra

A guerra continua e seguimos unidos! - Mundial 2020

por Niten - 25-jun-2020

"Shitsurei shimasu Senpai, vou deixar o meu relato sobre o mundial, mas pra explicar bem meu sentimento, preciso comentar também um pouco do que passei no período de quarentena.

Participar do mundial em si já foi uma grande vitória, pois os meses recentes foram muito difíceis, cada semana uma batalha mais desafiadora que a anterior. Tive a sorte de ter a Isaelle ao meu lado neste período, juntos na mesma casa desde um pouco antes do começo do isolamento, pois precisamos cuidar da minha avó que é paciente de quimioterapia e está com a mobilidade reduzida, e também de meus pais, que no fim de maio começaram a apresentar sintomas de gripe bem forte e posteriormente foram diagnosticados com Covid. Nós também tivemos o vírus, mas fomos casos assintomáticos. Minha irmã é médica, também mora conosco e estava nos passando orientações. Ficamos nós três revezando tarefas de casa e cuidados.

O treino me ajudou demais, foi fundamental: contribuiu bastante para minha saúde física, me ajudou a fortalecer o espírito e a manter a mente no lugar. Guiados pelos momentos de ouro, conseguimos manter a energia em casa enquanto cuidávamos dos nossos entes. Havia muito medo do que poderia acontecer, mas não podíamos nos render ou nos entregarmos ao desespero, era preciso enfrentar um dia de cada vez e fazer o que era preciso.

No dia do Mundial a situação já havia melhorado significativamente, meus pais e minha avó se recuperaram bem da doença, e pudemos participar do evento. Eu estava muito feliz no dia por estar na companhia de minha família, sã, e termos sobrevivido a esse período. Especialmente minha avó, ela estava numa situação de risco enorme, foi bem inacreditável que ela tenha passado isso. Mantive sempre em mente algo que ouvimos num dos momentos de ouro recentes, de aproveitar a companhia de nossos familiares, fizemos bastante companhia pra ela e acreditamos que isso tenha ajudado ela a manter a força de vontade pra continuar lutando.

O torneio foi incrível, poder ouvir palavras dos coordenadores de todo o mundo, cada um falando sobre sua visão. Me identifiquei muito com o que disse o Senpai Vaz, sobre "Joy" além do "gambatte". Era muita alegria por estar ali naquele momento. Pude acompanhar junto com os colegas de Vitória comentando os acontecimentos do torneio pelo Whatsapp. A disputa por vídeos mostrou o quanto de energia o samurai coloca naquilo que faz... vídeos muito impressionantes em técnica e criativos, especialmente os do kir jovem. Efeitos especiais e formas de filmar muito surpreendentes!

Nas disputas ao vivo por zoom pude colocar à prova tudo que treinei durante esse tempo, foram disputas bem intensas, mas a melhor parte foi torcer pelos colegas e receber sua torcida e incentivo. Cada vez que um de nós avançava numa etapa eram áudios com gritos de alegria e cheios de entusiasmos, com Senpai Simonassi também nos acompanhando e nos dando muitas dicas e incentivos. No chat da live do youtube torcidas de colegas de outras unidades que conheci em eventos e viagens... muito bacana!

Durante minhas disputas também pude sentir que naquele momento que um erro tinha um peso muito forte, um erro significava morte, tudo teria que ser feito com muita técnica e energia, senão éramos eliminados, como na guerra, e exatamente como o que passamos nessa quarentena.

O mais incrível foi ver o quão longe nosso Senpai Arthur chegou, vencendo a disputa de Jo com um cabo de vassoura e se destacando nas outras, nos dando o exemplo de espírito samurai enquanto fazíamos uma torcida mandando toda nossa energia na forma de uma "genki dama". Começou como uma brincadeira, mas estávamos realmente empenhados na torcida e os colegas foram se juntando... e até o Senpai se juntou quando terminou sua modalidade. O sentimento de pertencimento foi realmente forte!

Outros colegas não puderam participar pois tinham outras batalhas para lutar, mas também estavam acompanhando dentro do possível e mandando sua energia!

No fundo
não enxerguei o torneio como uma disputa entre nós, mas uma disputa entre o Niten e as adversidades do mundo... fomos capazes de nos unir ali para realizar esse evento, dar o melhor de nós, mostrar que não estamos parados e que nossa luta continua diariamente. Que estamos isolados, mas não estamos sozinhos. Que estamos firmes e cheios de energia para enfrentar o que vier. Que não podemos esperar a pandemia passar para viver, precisamos ser criativos e nos adaptar, encontrar novas formas para realizarmos nossos objetivos dentro dessa situação.

Omedetou Gozaimasu a todos!!! A guerra continua, e seguimos unidos! Arigatou Gozaimashita!!!

Sayonara,
Couto"
Vitória/ES


Aluno Couto do dojo Vitória, Espírito Santo

comentários  

Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu

Com a espada fora da rocha sagrada, seguimos em frente.

Para que ouçam nosso rugido, pois somos leões.

TUUURYAAAAAAAAAAAASEIYA. TUUURYAAAAAAAAAAAAAAAA.

Formentini - VitóriaOmedetou gozaimasu Couto e Isaelle.

Acho que o segredo é esse mesmo: florescer intensamente como as Sakuras, mesmo que, às vezes, o clima fique tempestuoso.

Gambate!!!!

Samuel - BrasíliaOmedetou pra você e a Isaelle também, Couto!
Espírito de samurai!
Muito bom!

Lucas Ledo - VitóriaOmedetou Couto!

Que você e a Isaelle continuem com esse espírito e que, mais importante ainda, espalhem esse espírito para seus familiares nesse momento tão delicado!





topo

Instituto Niten Rio de Janeiro
(011) 94294-8956
riodejaneiro@niten.org.br