Dojo Barra da Tijuca - Niten Rio de Janeiro - Treinos de Kendo, Kenjutsu, Jojutsu e Iaijutsu Ir para o Conteúdo

Dojo Barra da Tijuca

no Alpha Barra


Nafuda RJ/Barra :
  • V A Z
  • I M P I E R I
  • S E C C O
  • F R A D E
  • I T I K A W A
  • H O F M E I S T E R
  • H E S P A N H A
  • R A N G E L
  • P E R E S
  • B E L U C I O
  • R A O N I
  • A R O M A T I S
  • C O R B O
  • K A H N
  • P A Z
  • O R E N B U C H
  • A U G U S T O
  • T A G L I A R I

Em julho de 2019 o Niten veio trazer a Arte da Espada Samurai para mais um Dojo na Zona Oeste, o Dojo Barra da Tijuca, com a coordenação de Igor Frade. Os treinos ocorrem no Alfa Barra Clube, com treinos de:
- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.



Coordenação
Barra da Tijuca

Igor
Frade
Luiz
Secco


Entrada do Alfa Barra Clube








BARRA
Treinos presenciais retomados com os protocolos recomendados. Necessário agendar visita (011) 94294-8956
CONDOMÍNIO ALFABARRA 2
Alfabarra Clube
Rua Maestro José Siqueira, 81
No salão nobre do clube
Google Maps
QUARTAS
19h30 KENJUTSU
SEXTAS
18h00 IAIJUTSU
19h30 KENJUTSU
NITEN - Rio de Janeiro

+Informações

COVID-19:

Os treinos presenciais retornaram (salvo nova mudança classificatória da Bandeira local). Informe-se pelo whatsapp sobre horários e agende uma aula experimental. Também estamos oferecendo aulas experimentais gratuitas no ZOOM. Saiba mais em KENJUTSU ONLINE

Matricula:

Para matricular-se tanto para os treinos ONLINE como também para os treinos presenciais se já retornados preencha o FORMULÁRIO ONLINE e siga os passos indicados. Não há taxa de matrícula. Após enviar o formulário entraremos em contato pelo whatsapp e orientamos a finalização da matrícula que pode ser feita ONLINE. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COMO INICIAR AQUI

Manutenção-Niten:

Contribuição mensal que cobre os custos gerais dos serviços e conteúdo oferecidos pelo instituto e dá acesso às aulas online que incluem ZOOM com conteúdo técnico e filosófico direto com Sensei Jorge Kishikawa duas vezes por semana, além de audiovisuais mensais e diversos treinos online pelo ZOOM em diferentes dias e horários.
- 5-12 anos: 150 reais
- 13-17 anos: 200 reais
- 18 anos e acima: 250 reais
Obs: A Manutenção-Niten substitui a antiga mensalidade, anuidade e taxa de matrícula para facilitar o acesso de todos os alunos ao conteúdo online e para adaptar o instituto à retomada de cada Dojo aos treinos presenciais, de acordo com as condições locais.

Taxa do Dojo:

Para os treinos presenciais além da Manutenção-Niten o aluno acerta direto no local de treino a Taxa adicional de cada Dojo:
Dojo Tijuca: 220 reais mensal / 60 reais aula avulsa
Dojo Barra: 110 reais mensal 1x semana / 170 reais mensal 2x semana / 35 reais aula avulsa
Dojo Lagoa: 80 reais mensal 1x semana / 160 reais mensal 2x semana / 30 reais aula avulsa
Dojo Maracanã: 60 reais mensal / 15 reais aula avulsa

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel e aquisição na página do formulário de matrícula, em nosso whatsapp e direto nos Dojos com os instrutores.

Como Iniciar

Aula Experimental:

Agende pelo WhatsApp uma aula experimental gratuita em um treino presencial ou ONLINE pelo ZOOM. Para as aulas experimentais presenciais nós emprestamos as espadas, devidamente higienizadas. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar). Favor já vir trocado, para que o vestiário não seja usado. Para a aula experimental ONLINE pelo ZOOM o material é improvisado, informe-se pelo .

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Treinos específicos para crianças de 5 a 11 anos na Lagoa, aos Domingos às 9h00, voltado para filhos de pais (pai ou mãe ou responsável) que também participem dos treinos, ainda que como novatos também. É o Kir Jovem com treinos que misturam brincadeiras e alegria com as sementes do aprendizado de disciplina, perseverança e transparência. Mais informações sobre o treino especial para crianças na Lagoa pelo WhatsApp.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou ambas as modalidades: KENDO-KENJUTSU e IAIJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 1 a 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores ou a participação nos treinos ONLINE são válidas e trarão resultado.

Filosofia:

Ao final de todos os treinos são passados os Momentos de Ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO. Para todos os alunos também são transmitidos os Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa ao vivo do Dojo central do Instituto Niten em São Paulo duas vezes por semana e um audiovisual online por mês.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial humano em todas as áreas da vida.


Calendário


  • 16 e 17 OUT - Sáb e Dom

    PALAVRAS PODEROSAS - SOROCABA

    INSCRIÇÕES COM germano@niten.org

    PROGRAMAÇÃO COMPLETA
    16 OUT (sáb)
    13:00 - Saída da Unidade Ana Rosa Hokkaido
    15:00 - Chegada em Sorocaba (R. Esmeraldo Tarquinio 53 - Pq. Campolim)
    15:30 - CONFRATERNIZAÇÃO 1 - Cruzar Espadas com os colegas Niten: Kenjutsu
    Combate
    (alunos de outras modalidades e acompanhantes tambem podem participar)
    17:30 - Terrmino e traslado ao Hotel All Inn ( Av. Engo. Carlos Reinaldo Mendes
    3541)
    19:00 - CONFRATERNIZAÇÃO 2 - Jantar no Salão de Eventos

    17 OUT (dom)
    07:30 - Tyorei /Café da Manhã
    08:30 - Saída para R. Esmeraldo Tarquinio 53 - Pq Campolim
    09:00 - PALAVRAS PODEROSAS - "SHINDOSU"
    11:00 - Retorno ao Hotel
    12:00 - Encerramento

    -Tx. u$ 280 em 2x (Todos participantes precisam estar com a Manutenção Niten em
    dia)
    (até o dia 10/09/21 u$ 160; até o dia 30/09/21 u$ 240)
    Brasil :Nitiren Coml. Ltda - Itau Ag 0081 - cta 88382-9 - CNPJ 07568006/0001-
    09
    Exterior Codigo IBAN - BR24 9040 0888 0180 7001 0012 576C 1



Mural Barra

Vencer o Frio

por Luciana - 13-jun-2016



Narabê à - 1ºC

Antes de tudo, domo arigato gozaimashitá Sensei pelo grande ensinamento.
"As mulheres são melhores que os homens"

Quando eu era militar e fui servir em um pelotão de fronteira, eu era a única mulher dentre 81 homens. Sempre ouvia a seguinte frase: “militar é militar, aqui não existe esse negócio de homem ou mulher!" Porém eram as mulheres que tinham as melhores colocações nos testes de tiro. Claro que levei a diante essa frase para continuar em frente, diante de tantas missões e dificuldades.
Após conhecer o Niten ouvi em um Momento de Ouro a frase: “As mulheres são melhores que os homens”. No Shinhagakure, o Sensei explica o porquê. Vi com mais clareza no que somos melhores e como superamos a diferença da força e do tamanho. “Melhor postura” e “Menos vícios” e “Melhor pegada na espada”, assim uma desvantagem em um golpe se torna vantagem noutro e com esse ensinamento fiz o treino de hoje. Momento de Ouro relembrado no início do treino, pois só havia mulher.
Nessa quarta na cidade de Ponta Grossa tivemos temperaturas negativas, o treino foi firme! Chegamos no dojo, Silvia e eu, colocamos nossos kimonos, limpamos o dojo montamos os equipamentos e seguimos. Fizemos um aquecimento bem puxado pois estava frio demais acredito que por volta de 0ºC, treinamos firme o Dai Ni Kihon, e na hora do bogu já estávamos com menos frio, tremendo ainda, fizemos piloto do kyu com bastante kiai, kiai de estremecer o dojo, apareceram alguns curiosos para ver o que estava acontecendo lá, continuamos e, sem parar, fomos direto para o keiko,
-Mas já?!
E lá foi o primeiro men.
-Hai
O keiko bem puxado, com golpes limpos e bem definidos, o bom de estar com energia é estar com vontade de gastá-la, parávamos apenas para trocar de armas, o kiai não baixava, uma querendo dar o melhor golpe melhor que a outra, o kiai mais alto que a outra, ter a melhor postura que a outra, ser mais agressiva que a outra. Estava empolgada com o trecho do Shinhagakure, o keiko estava tão agressivo e tão bom que quase perdemos a hora do fim do treino. Ainda bem que temos a vantagem de não sentir tanta dor quanto os homens, amanhã estarei toda dolorida, mas acumulando energia para gastar no próximo treino, dessa vez com todos do Niten Ponta Grossa, e nós mulheres que treinamos hoje, estaremos mais fortes no kiai e na luta!.

Arigato Gozaimashitá
Sayounará




Silvia e Luciana da unidade Ponta Grossa 





Em São Paulo - Narabê à 5ºC




Alunos Vencendo o Frio

Tags: Egan2016_Ago,
comentários   1 de 1

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,
Konbawa,

Estive recentemente em Ponta Grossa e posso afirmar que encarar essas temperaturas não é tarefa fácil.
Omedetou gozaimasu e ganbatte kudasai!

Sayonara,
Caran (Continua)

24 DE ABRIL - DIA DO SAMURAI

por - 24-abr-2016

Em homenagem ao Sensei Jorge Kishikawa
na data de seu aniversário, 24 de Abril,
comemoramos o Dia do Samurai
OMEDETOU A TODOS OS SAMURAIS!





GASHUKU HYODO MUSASHI com SENSEI JORGE KISHIKAWA

por Niten - 31-out-2015



(...)


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Euler - Porto AlegreSalve. Esse curso: Hyodo Musashi, chamou, minha humilde, atenção. Farei todos os esforços para, com sorte, ouvir o Sensei. Recentemente: venci um drama pessoal. Estava pensando de mudar de cidade e de emprego. Deu tudo certo no final. A vida, aos poucos, (Continua)

15 meses depois

por Niten - 06-jul-2015



Video da Unidade Juiz de Fora, 15 meses após o início dos treinos.
Edição e Captação: Renato Kendi Yoriyasu

Tags: Video,

Gashuku fev 2015

por Niten - 18-mar-2015


A Batalha continua!

por Niten - 10-mar-2015

Guimarães encontrou nos treinos de Kenjutsu força para se levantar após um grande tombo.
A Batalha continua!


Tags: Relatos,

Kimono Niten

por Niten - 06-mar-2015


肝心 - Kanjin - Essencial

por Niten - 26-fev-2015


comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa Samurai-Sama,
Yoroshiku Onegai Shimassu.
Achei neste video muitos ensinamentos, todos de extrema riqueza.
Discute algumas questões da âmago, acerca das Virtudes Do Samurai. Vi excelente exemplo de tenacidade, perseverança, determinação, foco (Continua)

2015 - Vamos à Luta

por Niten - 16-jan-2015


comentários   5 de 7

HELY VILELA BARROS NETO - Montes Claros de GoiásMuito Lindo !!!

Só de ver já passa uma energia diferente, sempre quis ver de perto, e até praticar. (Continua)

Camila Carneiro - Rio de janeiroGambate, mina san! realmente video inspirador, vamos a luta! travando nossas batalhas diárias sempre com as 7 virtudes em mente! (Continua)

De Palma - RIo de JaneiroSegunda feira, 26.Jan.2015, treinei Iai e Jo, estou com a energia do treino ainda.
São 23:35 estou terminando o dia e me preparando para o próximo.
Assisti ao video agora, fiquei com mais vontade de treinar, mas a próxima segunda feira esta loooonge! (Continua)

Lisete Florenzano - BotucatuLindo vídeo, parabéns aos produtores!
Inspirador do começo ao fim, poesia pura com imagens lindas e com a emoção do que é o Niten.
e Vamos à Luta! (Continua)

Humberto Leandro Melo da Silva - SantosKonnichiwá, Sensei e todos os companheiros de armas!
Shitsurei shimassu!
Um vídeo inspirador, pois agrega o espírito que buscamos e conquistamos no Niten. Vamos trilhar nossos caminhos em 2015 com afinco. Sigamos em frente... Vamos à luta!
Shitsurei sh (Continua)

Mais comentários

TRKS TORNEIOS REGIONAIS 2013

por - 07-mai-2013


(...)




Continua (post completo)

Dia do Samurai nas unidades do Niten 2013

por - 24-abr-2013

Dia do Samurai São Paulo





(...)


Continua (post completo)

A Liga - Thaide faz Shugyo no Niten

por - 04-nov-2011

"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.

Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."

Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido


Parte 1





Parte 2




Extras


Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários

comentários   5 de 5

Zilda Araujo - Rio de JaneiroGrande Amigo Wenzel - Senpai
Meu nome é Zilda, fui funcionário da Academia
de Dança Jaime Aroxa-Botafogo onde conheci
seu belissímo trabalho e dedicação.
Assisti ao programa A LIGA, e fiquei muito
emocionada ao vê-lo, seu desempenho como instrutor,
(Continua)

Vaz - Rio de JaneiroShitsurei shimasu!
Konnichiwa Sensei!

É sobre minhas considerações do shugyo com o Thaíde. Na quarta de noite, quando comemos a pizza, fizemos o fechamento, mas acabei não falando tudo.

Logo no início, na terça feira, eu estava pagando pra ver... P (Continua)

Meloni - São PauloKombawá Sensei,
shitsurrei shimassu,
segue o meu relato sobre os dois dias de Shugyo.

Antes de iniciar o treinamento intensivo, lembro que o Sensei me disse para entrar de corpo e mente, para entrar firme no Shugyo, que então tudo ficaria bem. Foram (Continua)

Costa - Rio de JaneiroShitsurei shimasu
Konnichiwa yoroshiku onegaishimasu

Esses dias de shugyo são sempre muito intensos, foi muito bom ver todos os shugyochas com muita energia aguentando o treinamento em especial o Thaide que é marinheiro de primeira viagem e que nem é (Continua)

Fugimura - FlorianopolisDois Dias de Shugyo.
Tive uma honra de fazer um Shugyo para gravação do programa A Liga. O apresentador era o Thaide, que veio pedir para fazer dois dias de Shugyo.
Ao se apresentar na ADM, tive a impressão que ele ia desistir no meio, após soltar um `h (Continua)


Dai Ichi Kihon

por Danilo-adm - 17-dez-2010

comentários   2 de 2

Santos - GoiâniaEsse é um katá que me fascina por sua complexidade, pelo aprimoramento que nos proporciona desde a primeira vez que o praticamos e também por sua beleza. Domo arigato gozaimashita, sensei! (Continua)

Simonassi - Vitória-ESOmedetou a essas jovens samurais. Dá para ver a energia emanando dos golpes!
E o olhar no útimo Kamae?
não lembra um pouco o ``lanius excubitor`` de Musashi sensei? (Continua)





topo

Instituto Niten Rio de Janeiro
(011) 94294-8956
riodejaneiro@niten.org.br