Ir para o Conteúdo
imgcentral
Demonstrações de diversos estilos no evento Eixão do Lazer - Niten Brasília - 30 de Agosto de 2009

Apresentação no Eixão de Lazer

30 de agosto de 2009


Luiz Bhering

O Instituto Niten foi convidado pela Administração de Brasília para participar do Evento “Eixão do Lazer”, no dia 30 de agosto. Fui incumbido pelo Senpai Ricardo, que estava no gashuku em São Paulo, de organizar nossa participação no evento.

Para quem não sabe, a pista do “Eixão” , como é chamado pelos brasilienses o eixo rodoviário que corta a cidade no sentido sul-norte, tem mais ou menos12 km de extensão, com 8 faixas de trânsito e no domingos é fechado para que a população a use para atividades físicas em geral, principalmente corridas e caminhadas.

O “Eixão do Lazer” ocorreu com a abertura da Semana da Pátria e uma corrida cívica, ao longo do "Eixão", com vários eventos espalhados ao longo da pista.

O evento se iniciou às 9h00, mas a partir das 9h30 o Instituto Niten já estava presente. Contatamos com a Gerente Márcia da Administração de Brasília responsável pelo evento naquele trecho do "Eixão" e foi notada uma grande ansiedade pelo que iríamos fazer.

Fomos precedidos por equipes de ginásticas de academias, grupo de capoeira e além disto no local um outro grupo prestava acupuntura aos interessados.

À medida que os alunos do Niten foram chegando iam chamando muita atenção, pelos seus trajes, postura, organização e equipamentos. Muitos vieram com seus familiares, que demonstravam muita satisfação de ali estarem.

Participando também do evento, os alunos fizeram alongamento junto com as pessoas presentes e assistiram as demais demonstrações.

Fechando o evento, em torno da 11h40 os alunos do Instituto Niten fizeram a sua apresentação.

Inicialmente, fizemos o “rei”, com muito “kiai” e foi lido um texto explicativo sobre o Instituto Niten e o trabalho desenvolvido pelo Sensei Jorge Kishikawa ao introduzir o kobudo no Brasil, abordando o método KIR, tanto para adultos com para os jovens. Falou-se também sobre algumas modalidades, muito em linhas gerais.

Começando as apresentações, foram demonstrados alguns katas de iaijutsu, pelos alunos Otávio, Naomi, Erik e Oliveira, estes últimos do KIR jovem.

Em seguida os alunos Furtado e Rezende demonstraram as técnicas de jojutsu, e o monitor Patrick e o aluno Derek fizeram apresentações de katas de tanjo.

Interessante notar que as pessoas que caminhavam pelo Eixão paravam e ficavam a observar, aplaudiam a cada apresentação e aguardando a próxima. Como ressaltou o aluno Otávio, “de repente vi mais de 50 pessoas na minha frente assistindo à demonstração”.

Finalizando, foram feitas apresentações de kenjutsu, com kihon e keiko, entre os alunos Alan e Ferreira, - 7º Kyu, entre os jovens Erik e Derik, 6º Kyu e KIR jovem, e entre o monitor Patrick e o aluno Otávio – 5º e 6º kyu, com técnicas da graduação de cada um.

Quanto à energia e disposição, esta chamava atenção! A cada apresentação os alunos eram muito aplaudidos.

De forma a dar segurança, o aluno Pedro e o aluno Moreira, este com apenas um mês de treino, seguindo as orientações da Kaikei Silvana, mantiveram uma área de segurança, entre os alunos e a os transeuntes.

Em seguida, para finalizar fizemos o nosso “rei” e agradecemos a oportunidade, a Sra Márcia, ao Sr. Átila e à Administradora de Brasília, Sra Evelise, que como pude observar assistiu à demonstração dos alunos do Instituto Niten por inteiro, com muitos aplausos.

A Sra Márcia se mostrou surpreendida e elogiou muito, salientando este trabalho e que gostaria de nos ter em outras ocasiões.

Nossa apresentação durou aproximadamente 30 minutos dali nos reunimos para almoçar juntos, alunos e familiares, conversando e comentando sobre a apresentação.

Agradeço em meu nome e dos colegas ao Sensei Kishikawa pelos ensinamentos que nos tem proporcionado até agora para que pudéssemos participar deste evento com segurança, responsabilidade e representando o Instituto Niten.

Agradecemos ao senpai Ricardo pela oportunidade.

Agradeço ao senpai Ricardo pela confiança depositada na coordenação do evento e ao comprometimento dos colegas, sem o qual não teria sido realizado.

Arigato gozaimashita!!




topo

Instituto Niten Brasília
(061)98422-4969
brasilia@niten.org.br