Ir para o Conteúdo
imgcentral

Harsugeiko - Primeiro treino do ano

05/jan/2009
Rafaela Feijó

O Niten Brasília se reuniu para confraternizar o início dos treinos e do ano de 2009.

Leia o que a aluna Rafaela escreveu sobre o Hatsugeiko.

"Hatsugeiko

No domigo, dia quatro de janeiro, retomamos as atividades do dojo. A tradicional limpeza, feita sem o rodo, iniciou o dia, mostrando a importância da purificação para um novo ano. O dojo estava pronto para a cerimônia de início.
A primeira parte foi o zazen. Meditar ali por algum tempo, em uma posição pouco confortável, foi desafiador. Lutar contra os pensamentos que iam e viam sem saber há quanto tempo estávamos ali. Na verdade, foi mais... tentar não se importar por quanto tempo ficariamos ali; a mente deveria ficar livre. Apesar de, ao final, levantar fosse difícil, estava satisfeita.
Depois, houve a cerimônia do senko; que envolveu com uma harmonia sem igual o ambiente, enquanto todos se enchiam de esperanças ao fazer os pedidos para o ano do Ushi.
Os ensinamentos do Sempai 'rechearam' o treino. Tivemos ainda, uma ótima explicação a respeito da 'importância do sake para os japoneses' seguida do encerramento com sake cerimonial.
O Hatsugeiko, apesar de ser um treino mais formal, mostrou o espírito desse ano: muita energia! No treino, vi a dedicação de todos em tudo o que fazíamos. Como diz o Sensei: "Na vida precisamos de espírito de combate". Tenho certeza que depois desse treino, renovei o meu espírito e os votos no caminho. Além do mais, 2009 promete ser uma batalha memorável logo no início.

Domo arigato gozaimashita ao Sensei por nos ajudar a trilhar esse caminho.
Domo arigato gozaimashita ao Sempai Ricardo Lopes por toda a sua dedicação a Unidade Brasília/Taguatinga.
Domo arigato gozaimashita aos Monitores pela atenção e incentivo e Domo arigato a todos os colegas de treino!


Akemashite Omedeto Gozaimasu!

Rafaela Feijó - Unidade Taguatinga.


topo

Instituto Niten Brasília
(61)8422-4969
brasilia@niten.org.br