Ir para o Conteúdo
imgcentral
Workshop de Niten Ichi Ryu com Sempai Renault - Niten Brasília - Setembro de 2009

Workshop de Niten Ichi Ryu com Sempai Renault


No mês de Setembro tivemos a vísita do Sempai Renault ( Coordenador do Niten Rio ) no Workshop de Niten Ichi Ryu . Além de aperfeiçoarmos as técnicas de Musashi Sensei, Tivemos também treinos de Kenjutsu Jojutsu e Iaijutsu... Sem esquecer dos Katas do Bushidô.

Os Alunos contam um pouco sobre esses dias de Convívio, Sentimento e Katas:


Convívio
Furtado - Taguatinga

Eu acho que sentada à poeira da vinda do Sempai Renault, eu pude colocar a cabeça no lugar e refletir sobre os momentos que vivi. Pra mim duas palavrinhas podem resumir este final de semana que valeu por meses: convívio e sentimento.
Mas não me deixo enganar, achando que compreendi os seus significados, pois depois deste seminário elas se tornaram coisas abstratas, além da percepção comum. Percebi que é preciso muito mais do que palavras para expressar o que é um momento, sentando, conversando com os Sempais. E o sentimento? Uma coisa tão complexa, que resolvi deixar de lado, por enquanto, para não entrar em parafuso.
Agradeço do fundo do coração pela oportunidade e sei que estas são palavras confusas, mas às vezes é complicado explicar as coisas. Coisa de ocidental, né?
Domo arigato gozaimashita Sensei por poder nos proporcionar estes momentos.
Domo arigato gozaimashita Sempai Ricardo por eu poder aprender uma coisa nova todos os dias neste caminho.
Domo arigato gozaimashita Sempai Renault por trazer este sentimento para minha vida.



Sentimento
Kuhn - Brasília

Foi muito boa a oportunidade de conviver e treinar com o Sempai Renault. Durante o treino de kenjutsu enfatizou procedimentos e o espírito correto durante o treino, bem como detalhes importantes da técnica. No treino de Niten, em especial, reforçou a necessidade de se ter "sentimento", o que de fato torna o Kata real e aplicável.
Entendo que isso consolida elos que unem o Kata "exercício" (forma) com o Kata "vivo" (aplicável) e impulsionará o desenvolvimento dos alunos. Mais do que isso, Sempai Renault reforçou a extensão do significado de "sentimento" a tudo que fazemos, com transparência e simplicidade. Como princípio amplo, penso que isso ajudará, dentre outros, no "rei" e no convívio entre os alunos.



Katas
Pedro - Taguatinga

O evento foi muito bom, e, de alguma forma, diferente de todos os eventos que eu participei até agora, tendo novidades interessantes. No kenjutsu houve a instrução de novos katas, que eu gostei muito por ser bem diferente dos katas que eu já aprendi no Instituto. No jojutsu teve o intensivo de Suio Ryu, onde nos foi ensinado mais dois katas além daqueles que nós já fazíamos dentro do estilo. O intensivo de Suio Ryu também foi interessante porque pela primeira vez eu pude compará-lo com o Shindo Muso Ryu de maneira mais racional. É um estilo bem mais agressivo que derruba um pouco o mito de "arma da paz" que o jo possui. Entretanto, para mim o momento mais marcante foi o confronto com o Senpai Renault. Não sei bem a razão, mas foi diferente das lutas com os graduados que realizamos freqüentemente. Quando fiquei frente a frente com o Senpai Renault o único pensamento que veio a minha cabeça foi o de combatê-lo. Eu não o vi como um instrutor como geralmente faço quando luto com os graduados, e por isso eu acho que dessa vez aprendi de um jeito diferente. Foi a primeira vez, num confronto dentro do Instituto, em que me senti completamente indefeso, mesmo portando uma shinai. Uma experiência verdadeiramente única, que me mostrou como ainda estou no começo da trilha e como ainda tem um looooongo caminho a percorrer. Só possuo lembranças positivas do evento, e por isso agradeço muito.

Arigato Gozaimashita Senpai Ricardo!
Arigato Gozaimashita Senpai Renault!


topo

Instituto Niten Brasília
(061)98422-4969
brasilia@niten.org.br