Ir para o Conteúdo
imgcentral

O Tambor e a Espada


Akira Nishisaka

O tambor e a Espada

É incomparável os benefícios que o treinamento e os eventos culturais nos proporcionam no crescimento de nosso potencial de realizar e encarar qualquer tarefa. Com a evolução no treinamento tudo fica mais fácil e realizamos simplesmente “ o que tem que ser feito”.

Sempre tive interesse sobre a cultura japonesa e mesmo sendo descendente não tive muito acesso, devido vários fatores. E foi com grande satisfação que participei de mais um Evento Cultural do Niten na Unidade Brasília. Desta vez foi sobre WADAIKO – forma japonesa de tocar tambores, os TAIKOS.

Vou mencionar apenas 3 impressões sobre o Workshop de Wadaiko.

Uma é sobre as muitas semelhanças do wadaiko com o treinamento, seja no kenjutsu, jojutsu e iaijutsu. A postura semelhante ao kibadachi, a energia das batidas com a energia do KIAI, a precisão dos movimentos das baquetas com a precisão da espada, a harmonia dos sons como a harmonia de um SHIAI.

A segunda é sobre o comentário do senhor Márcio Minani, responsável pelo grupo Hikari Daiko que nos privilegiou com o workshop. Ele destacou a “DISCIPLINA, RESPEITO e POSTURA” dos alunos do Niten como grandes diferenciais. E enfatizou a rapidez e a seriedade diante do aprendizado das técnicas do wadaiko.

A terceira é sobre a conduta dos meus companheiros da Unidade Brasília durante o workshop e a apresentação do Hikari Daiko no Clube do Exército. Posso simplesmente mencionar:

Um só KIAI
Uma só BATIDA
Um só CORAÇÃO!!!

Arigato gozaimashita, sensei Jorge Kishikawa que esta em Musha Shugyo para nos proporcionar o melhor da espada que dá vida em abundância.
Arigato gozaimashita, aos companheiros da Unidade Brasília que me dão a honra de trilharmos juntos o “caminho da espada”
Arigato gozaimashita, ao grupo Hikari Daiko pela oportunidade de conhecer um pouco sobre wadaiko.

Akira Nishisaka – Coordenador do Instituto Niten em São Paulo


topo

Instituto Niten Brasília
(61)8422-4969
brasilia@niten.org.br