Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    14-jun-2007

    Iaido

    Alguns tem me perguntado se existem diferenças entre o iaido e iaijutsu como no caso de kendo e kenjutsu ( 11 de junho - Diferença 1, Calcanhar ).
    Iaijutsu é o nome designado as técnicas que os samurais executavam e treinavam para desembainhar com rapidez, contragolpear com eficácia nas mais variadas situações. Sentado, em pé, andando, correndo, pulando ou seja como for.
    Durante o período Edo (1604 a 1868), a prática de iaijutsu acaba levando também o sufixo Do*. Ou seja, as técnicas do iaijutsu continuaram a ser praticadas, como Iaido pelos samurais, mesmo em períodos de paz.
    O que existem, na verdade, são as várias escolas de iai que levam o sufixo Do ou Jutsu no final. Há de notar que as que surgiram até o findar do período Edo (1868) são consideradas Kobudô*.
    Há também seqüências elaboradas após a 2a Guerra (12 seqüências) denominadas Seitei iai. Digo elaboradas, pois foram simplificadas a partir de alguns estilos para que os professores de kendo, na época, pudessem ter um contato com a espada de aço, a katana, em suas apesentações, principalmente. Ocorria que os mestres e professores, por treinarem exclusivamente com a espada de bambu e protetores, ao fazerem apresentações em público de kendo kata*, fracassavam no início e no final, mostrando dificuldade em desembainhar e embainhar as katanas, motivo pelo qual foi proposto o projeto.
    No entanto, não vingou. Ou seja, nem professores nem alunos foram motivados a praticar. # ( Kuden - 13 junho ). É possivel constatar isto vendo-se a proporção existente entre os praticantes de kendo e os de iaido, que é infinitamente maior. (talvez 1000 para 1)
    Pratiquei durante décadas o Seitei com o grande mestre dos mestres, Haga Tadatoshi e outros . Atualmente, no Niten, dou ênfase as escolas que nasceram no período feudal, retornando às origens da espada: a guerra.
    São técnicas de iai (iaijutsu) focalizados no aprimoramento espiritual (iaido).
    Iaijutsu na técnica e iaido no espírito.
    Ou seja, não existe diferença.
    O que existe é o iai.

    do= caminho, trilha para a evolução espiritual

    kobudô= estilos de tradição, estilos antigos

    kendo kata*= 10 seqüências de movimentos exigidos para os exames de graduação de kendo




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br