Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    10-out-2007

    10 de outubro de 1644

    Hoje darei uma pausa em relação a matéria que ficamos de conversar, da Kendo Nippon, por se tratar de um dia, para nós do Instituto Niten, muito especial.
    A brisa matinal de outono se fazia sentir na inóspita região de Kumamoto... Fazia uns 16 graus. Um pouco frio para estar so de kimono* e hakama*. Mas sem muita chuva, furacão, enfim, ótimo para apreciar a natureza. Ar puro nas montanhas e silêncio.
    Com passos, nem tanto firmes, segue o trajeto íngreme em direção ao topo da montanha.
    Pincel, papel e é claro, a espada a mão.
    Senta. Respira e reflete sobre a sua vida. Como diria em um dos seus trechos:
    "Percebi que as minhas vitórias sobre os meus adversários não decorreram de minha alta capacidade técnica. Provalvelmente pelo fato de meus adversários serem fracos." Estava frustrado...
    -Yoshi! - deve ter pronunciado, mesmo frustrado, começou então a colocar no papel o que viria a ser o tratado de estratégia mais famoso no arquipélago japonês: o Livro dos Cinco Anéis (ou Go Rin no Sho, em japonês). Isto tudo, não por sua vontade. Mas a mando de seu senhor, Hossokawa Tadatoshi, daimyo* do então castelo de Kumamoto.
    Hoje é um dia inesquecível para todos nós do Instituto Niten.
    Uma pausa, em respeito ao nosso mestre, Miyamoto Musashi sensei, por ter nos deixado, mesmo que a contragosto, o Livro dos Cinco Anéis.



    *kimono = veste de cima

    *hakama = veste de baixo

    *daimyo = senhor feudal




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br