Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    21-jan-2009

    Decepção

    Mestre Yamamoto Tsunetomo*, permita-me colocar uma observação aqui no nosso Café.
    Falei dos carneirinhos monstros (20jan - Carneirinhos Monstros)
    Sei que o mestre fala que podemos nos decepcionar quando conhecemos o coração do outro e a partir daí chegarmos a conclusão de quanto tempo foi perdido e etc. e etc. que só os mestres entendem do que estou falando.
    Mas, mestre, permita-me expor, que a decepção não é esta. Pois, da mesma forma que neste mundo existem homens leais, com honra e com coragem, existem os opostos. Existiu, existe e existirá, infelizmente, mas isto deixemos de lado.
    O que eu quero, mestre, é lhe falar que DECEPÇÃO é descobrir, mais tarde, que estes carneirinhos monstros "apagavam" por todo o tempo os alunos que realmente tinham valores: alunos bons, sérios, honestos e leais.
    Se fazendo de carneirinhos, estes monstros ficavam à frente de todos, impedindo-nos de visualizar os possíveis samurais. Ou seja, tomando tempo e espaço.
    Da próxima vez, sugiro tosquiar para vermos melhor os monstros que se escondem, pois consertar Lealdade, Coragem e Honra não tem como, pois já nascem com o indivíduo.
    Para não DECEPCIONARMOS.

    A decepção maior é ver que os outros que deveriam aprender não aprenderam

    Dá para colocar no Hagakure, mestre?

     
    *Yamamoto Tsunetomo = samurai que cortou os cabelos em 1700 e autor do livro Hagakure, o mais influente tratado sobre samurais já escrito.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br