Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    15-mai-2009

    Grandes Mestres - matéria Nikkey Shimbun

    Matéria de hoje no Nikkey Shimbun:
     

    INSTITUTO CULTURAL NITEN E UNIVERSIDADE KOKUSHIKAN
    INTERCÂMBIO INTENSO DE KOBUDÔ


    Após as comemorações do Dia do Samurai em 24 de abril, a comitiva de kendo da Universidade Kokushikan Tsurukawa, liderada pelo técnico Kinji Baba (64 anos, 7° dan kyoshi de kendo) percorreu junto com o presidente do Instituto as cidades de Brasilia, Buenos Aires e o Rio de Janeiro.


    O grupo de kendo e os alunos do Instituto treinam na praia do Botafogo
    Realizaram nestas cidades treinamentos e torneios de confraternização. Midori Saito, representante pelo Instituto, revelou os acontecimentos.
    A comitiva realizou nas cidades por onde passou, treinamentos de kendo kata, iajutsu e com bogu (equipamentos de proteção). Após isto, seguiram-se torneios de confraternização entre kendo e kenjutsu utilizando alabardas, espadas de bambu maiores e espadas menores.
    Em São Paulo e Brasília a vitória foi exclusiva dos japoneses, mas em Buenos Aires e no Rio de Janeiro prevaleceu a vitória dos brasileiros principalmente nas lutas finais.
    Bem como foi realizado um torneio ao ar livre na praia de Botafogo. O técnico Baba e o presidente Kishikawa costumam realizar treinamentos ao ar livre (na natureza). Apesar disso, o grupo de kendo sentiu dificuldades de combater na areia .

    O evento contou com a participação de pelo menos 250 alunos do Instituto, provenientes dos lugares mais longínquos como Fortaleza, Manaus e Porto Alegre. Foi uma oportunidade em que os alunos brasileiros aprenderam a forma de organização dos japoneses, e estes o respeito e disciplina dos brasileiros, nas palavras dela.
    Tendo em vista que o presidente Kishikawa enfatiza o respeito e a disciplina, além da parte técnica, em muitas ocasiões o que se percebeu foi o técnico Baba orientando seus alunos a se espelharem nas ações e comportamentos dos alunos do Instituto.

    Além de ser a primeira vez que os universitários de kendo viram o kobudô, nutriram grande interesse também pelas armas praticadas no Instituto.
    O técnico Baba, que veio pela segunda vez ao Brasil disse:
    "É maravilhoso ver aqui, desta vez, muitas crianças fazendo parte do treinamento".
    Com este evento, formalizou-se a partir de então, os ensinos de kendo kata no Instituto.

    Segundo Midori, "mesmo havendo a barreira da língua, pudemos nos comunicar bem e sem problemas".
    A comitiva, após a turnê de duas semanas, retornou ao Japão no dia 04 de deste mês.
    O intercâmbio entre a Universidade Kokushikan e o Instituto Cultural Niten pode ser visualizados no site niten.org.br




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br