Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    10-fev-2010

    Variação: O Método para vencer ''sem lutar''

     

    "O perito em guerra subjuga as tropas do outro sem lutar, expugna a aldeia do outro sem assaltar, aniquila o estado do outro sem demorar." Sun Tzu


    Idealizei o treino Kenjutsu há 15 anos desde a fundação do Niten. Estudei vários estilos, escolas, técnicas e incorporei-as no treino com protetores e espada de bambu. Até então, nunca havia sido feito, nem mesmo no Japão.
    Entenda como isto será importante em sua vida.
    Peço a sua atenção às palavras "subjugar as tropas do outro sem lutar". Você consegue subjugar as tropas do outro sem lutar, a partir do momento que conhece o outro e a si mesmo.
    Em termos de combate individual, subjugar o outro é possível a partir do momento em que conhecermos a postura, o jeito ou o método a ser utilizado pelo outro antecipadamente. Feito isto, adotar a postura ou o método adequado à situação.
    Fácil compreender que aquele que adota o mesmo "jeito" de lutar, método ou postura, estará subjugado e controlado por aquele que possui uma variedade de métodos e posturas.
    No Kenjutsu, temos que conhecer e dominar todas as variações dos métodos e posturas, do contrário, haverá grande possibilidade de sermos subjugados. Acredito que o mesmo vale para o nosso dia a dia.
    É o estudo da Estratégia sempre.
    Importante para a vida.


    Miyamoto Musashi: O Maior estrategista de todos os tempos

    Tags: Musashi, Niten Ichi Ryu,



    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br