Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    12-mar-2010

    Conversas sobre o Wakigamae 4

    O sensei Otake Risuke tinha aproximadamente 33 anos e carregaria toda a honra do estilo. Por isso, a partir daquele dia, treinaria incessantemente por 40 dias e 40 noites uma técnica de combate considerada invencível.
    Para sua grande surpresa, o seu mestre Hayashi Yazaemon ensinou-lhe a postura do Wakigamae e a partir deste o golpe similar ao toraburi, a mesma técnica utilizada por Miyamoto Musashi para vencer Sasaki Kojiro! Durante o seu intenso treinamento, o sensei Otake Risuke tinha um único pensamento: caso fosse derrotado em combate, desonraria o estilo praticado por seus antepassados e consequentemente se submeteria ao harakiri ou seppuku, ritual suicida que a partir do corte do ventre recuperaria a honra samurai.
    Quando faltavam apenas dois dias para o combate, o sensei Hayashi Yazaemon o chamou para visitá-lo. Ao chegar lá, o sensei Otake Risuke foi informado que o combate havia sido cancelado. Alguém soubera que ele treinava dia após dia com a sua bokken e, como praticante do estilo Katori, lutaria a sério. Por isso, foi solicitado que o coronel assinasse um termo de responsabilidade para caso acontecesse alguma coisa, uma morte ou algum dano grave, por exemplo. Devido a essa condição especial e pelo medo de se ter uma morte, desistiu, pois ele não seria um mero combate de demonstração de estilos e sim um combate real em que um dos dois sairia morto ou gravemente ferido.
    Aliviado pelo cancelamento do combate, o sensei Hayashi Yazaemon disse para o seu aluno, sensei Otake Risuke, que provavelmente esse acontecimento de última hora foi uma intervenção direta dos deuses, pois o estilo não foi feito para o combate. Depois disso, finalmente o estilo Tenshin Katori Shinto foi reconhecido como um tesouro nacional do Japão sem a necessidade de um combate. Esta história sintetiza muito bem o ensinamento de toda escola de kenjutsu, “o vencer sem lutar”.
    Portanto, essas duas histórias deixaram muito curioso a respeito das razões que levaram Miyamoto Musashi a utilizar a postura do Wakigamae e o golpe toraburi, “o bote do tigre”, em seu maior duelo e o sensei Hayashi Yazaemon a dizer para o sensei Otake Risuke treinar apenas esses movimentos.
    Estas e outras razoes me fazem trilhar por esta busca incessante das respostas que estao por tras da Estrategia da espada. É claro que, como tudo que é novo, há quem nao compreenda. Mas isto é irrelevante
    Com isso, se busca revelar a essência, o gokui desta técnica e descobrir se ela é mesmo invencível.

     


    Sensei Otake (esq) aparando golpe de naginata




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br