Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    30-ago-2010

    Kihon Niten Ichi ryu na pratica

    A sensação de lutar com um oponente é indecifrável, intangivel e incompreensível para qualquer um que não esteja envolvido , naquele momento, no combate.
    Cada qual tem a sua percepção, sensação e reação distinta uma vez "cara a cara" com o inimigo.
    O relato que lhe apresento vem de um faixa azul de kenjutsu (2 Meses de prática) de kenjutsu , durante um combate valendo ponto.
    Seu golpe foi de uma complexidade de um veterano , surpreendendo todos os que assistiam.
    - Como pode um iniciante fazer aquilo?! - vozes se ouviam.
    As causas: trata-se de um aluno aplicado e sério, o outro motivo é que novamente o Kihon Niten ichi Ryu no Kata* surpreendeu a  todos comprovando a sua eficácia em combate (CS - A Eficácia do Kihon Niten). Imagino que, se continuarem assim,  esses iniciantes de hoje causarão espanto a Musashi* sensei no futuro.

     "No começo, estava tenso, raciocinando como faria para derrotá-lo. Tudo era processado: a graduação de meu colega, seu Kamae*, se ele avançava ou não, sua energia, entre outras coisas. Quando avancei, fui tão rigidamente que acabei me estatelando no chão. Então o Sensei me disse: “você está com muita força, por isso caiu”.
      Automaticamente passei a pensar apenas nisso, diminui a pressão das mãos e, de certa forma, esqueci até de que havia alguém contra quem lutar.  Lembro-me apenas de me concentrar no Kamae e de respirar mais fundo e pausadamente. Do resto, não me lembro, foi muito rápido. Minha reação foi de puro reflexo, apenas lembro de ter atravessado por meu colega e de estar soltando um Kiai*
      Depois, com a explicação do Sensei sobre o golpe, percebi que havia reagido conforme a finalização do Shidati  Daí Ni Kihon no Kata* , que aprendemos naquele dia. Foi algo instintivo, mas acho que não teve a força e a tensão do começo da luta. Espero que à medida que for evoluindo nos treinos, e assimilando as lições dos colegas e do Sensei, essa maneira de lutar se torne mais freqüente e natural.
      Quem ganhou a luta, penso, foram mais as palavras de advertência do Sensei do que qualquer outra coisa;
     Arigatou-Gozaimashitá! Interessante que, na sexta-feira, no trabalho, tive um mal-entendido com uma colega exatamente por ter sido muito rígido e racional, e caí da mesma maneira como caí no Dojo*. Mas segunda-feira terei outra oportunidade, assim como tive uma segunda chance na luta de sábado."
    - C.J.S  (Unidade Ana Rosa)


    *Kihon Niten Ichi Ryu Kihon no Kata  = exercícios com espada de madeira praticados no Niten
    *Musashi sensei = Miyamoto Musashi
    *Kamae = postura, guarda a se adotar em combate
    *Kiai = grito
    *Shidati Dai Ni no kata = 2º exercício
    *Dojo = lugar de treinamento do Caminho


    Kihon Niten Ichi Ryu, agilidade, precisão e eficácia no combate




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br