Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    22-set-2010

    No Japão com Sensei 2 - Kata Trem Bala 2

    "Entrenamiento de Hyoho Niten Ichi Ryu, Kata sassen semejante al tren bala (CS - Kata Trem Bala), velocidad, precision, todo debe estar equilibrado hasta en el ultimo detalle, al igual que el funcinamiento de este tren.
    Tren bala, una maravilla del Japon moderno.
    Sassen, una maravilla del Japon antiguo."


    "velocidad, precision, todo debe estar equilibrado"

    21-set-2010

    No Japão com Sensei 1 - Kata Trem Bala 1

    "Hoy en el entrenamiento de la manana en Shugio de Japon, practique los katas con O Sensei, y tuve la oportunidad de verlo hacer katas a una velocidad increíble, como el tren bala que recorre debajo del mar un trayecto en 4 minutos, imaginen ir del centro de Bs. As a Ezeiza o de Villa Mariana a Guarulhos en 4 minutos
     Asi era el movimiento de la espada en manos de O Sensei: impresionante."

     

    17-set-2010

    Caminhos do Shin

     "Não conhecia o Instituto Niten. Aprecio muito a Cultura Japonesa, pratiquei karatê até faixa preta e por minha falha a mais de 4 anos não treino. Em 2004 comprei em uma loja de Campinas-SP, O Livro do Samurai de Yamamoto Tsunetomo HAGAKURE e o seu livro SHIN HAGAKURE. Somente agora consegui ler os dois. Agradeço muito a oportunidade de poder ler e aprender sobre, honra, costumes, dignidade e coragem, como o sr. mesmo disse, época que isso está cada vez mais difícil de ver. Essas duas sombras são sem dúvida nenhuma sensacionais, eu estava e estou precisando muito ler sobre essa divina vida que foi e que é a do Samurai. Tenha toda certeza que para mim e a todos que estou os indicando, vai ser muito útil para toda nossa vida. Não tenho palavras para agradecer e parabenizar pelo seu maravilhoso trabalho. Agradeço a Deus por ter oportunidade de ler e saber que existe pessoas maravilhosas que acredita e passa seus ensinamentos." Agradecendo Valmir Lorencini Macedo
     

    16-set-2010

    Consideracões sobre o uso da espada menor

    No Instituto Niten, se treina com a kodachi, “espada menor”, pois ela é importante durante o combate. O seu treinamento inicia-se a partir do 4º kyu, a quarta graduação. Ela corresponde à faixa vermelha.
             Os antigos falavam de uma técnica chamada Muto Dori, Mu = “Sem” + to = “espada” e Dori = “Pegar”, ou seja, “pegar o adversário sem a espada” ou “conseguir lutar sem a espada”. Desse modo, o samurai não dependeria apenas do tamanho da espada para vencer um combate.

             O treino com a kodachi contribui para os alunos enxergar o adversário mais de perto e observar o combate com outra perspectiva, pois são capazes de antecipar e até mesmo prever os movimentos do adversário. Com isso, despertarão o Shingan, “olhos do espírito”.
               Ao despertá-lo e melhorá-lo com a prática, os alunos não serão tão dependentes da parte  física e técnica no combate, mas sim, do espiritual e mental, o que o tornará bem mais eficaz.


    Muto dori

    14-set-2010

    Hasso, o Pinheiro Imponente

       O hasso (CS - Consideracoes sobre o Hasso) que comentei no ultimo dia é uma forma de combate ostensiva que requer daquele que o executa, uma boa dose de coragem e audácia.
    Bem como uma tropa que esta prestes a invadir o campo inimigo, exige de todos os soldados muita coragem

       É comumente conhecida como a forma da árvore por lembrar um pinheiro de regiões inóspitas e selvagens.

    Tenha uma ideia do que trata:


    hasso, o kamae do pinheiro


    13-set-2010

    Consideracões sobre o Hasso - Não é tão fácil assim

         O Hasso é uma postura ou posição de combate, Kamae, conhecida como “Postura da Árvore” ou “Postura da Madeira” em que se levanta o braço direito e a espada fica reta com a sua ponta para cima. Em japonês, Hasso significa “encontrar ou se deparar com oito”. Este nome deve-se provavelmente porque essa postura propiciava o samurai a lutar com os seus adversários atacando de qualquer um dos oito lados. Essa posição, portanto, nos ensina a combater cercado por todos os lados, ou seja, a 360°.

         Acho-o muito interessante, pois está presente de alguma forma em quase todos os estilos de combate. Estilos que adotaram esta postura ao introduzi-la nos seus treinamentos na forma de katás. Em meus treinamentos, tenho verificado que o combate com o Hasso é bem mais complicado do que se imagina devido à dificuldade de se atacar. Ela é uma posição muito ofensiva e, até certo ponto, agressiva e intimidadora, entretanto,  durante o combate contra um adversário, ela é mais difícil de ser aplicada do que outras. A experiência mostra, por exemplo, que se deve lançar dois ataques seguidos para se vencer o combate.

         Se o Hasso é tão difícil de ser utilizado em combate, por que será que influenciou os katás de quase todos os estilos de combate? Esta é uma boa questão para refletir enquanto treinamos.
     


    "kata de 700 anos pode auxiliar na busca da resposta"

    10-set-2010

    Aula do feriado

    Seguem as palavras sobre a aula de 06 de setembro, na Unidade Ana Rosa, São Paulo. 

    "O que mais me impressionou naquela demonstração, foi a completa impotência que a espada demonstrou contra o outra arma, para muitos de nós desconhecida. Mas pensei: Os samurais, para alguns os guerreiros mais letais na luta corpo-a-corpo, tendo a espada como uma das armas preferidas, decerto possuíam algum caminho para inutilizar essa aparente impotência. Fiquei a imaginar o que faria se estivesse lutando contra o Sensei, como me aproximar, como neutralizar aquela vantagem...
    Então imaginei que, talvez, a solução não estivesse na técnica, mas no domínio energético do combate. Para quem estava de fora, assistindo, parecia claro que o Sensei, ao dominar tão naturalmente suas armas “exóticas”, também dominava a Shinai do oponente, resultando disso, provavelmente, a impotência que mencionei acima. Acho que essa demonstração foi o arremate d´Os Momentos de Ouro em que se falou de Kasumi... Cada Men e Kote, era Kasumi na prática!
    É muito importante tentar não faltar a nenhum treino; as oportunidades vêm quando se menos espera. Temos de estar sempre prontos! Arigatou-gozaimashitá, Sensei!"- Cristiano J. (Unidade Faria Lima)


    Espero que todos os alunos possam um dia conhece-la.

    08-set-2010

    A chave para mudar

    Apesar do meu pouco tempo no NITEN tenho certeza de uma coisa, qualquer um é capaz de aprender a brandir uma espada e derrotar um adversário, mas para aprender a derrotar o maior de nossos adversários, nós mesmos, só é possivel através dos Momentos de Ouro. Somente nos Momento de Ouro é possível se compreender como se tornar um ser humano melhor atraves da espada, e isso sim o mais importante legado que eu percebo no NITEN. - Radha (Unidade Ana Rosa)

    Tem toda a razão aquele que acreditar nas palavras do nosso aluno.
    Indo mais além, posso dizer, tomando como base a minha experiência que "qualquer um que aprendeu a brandir a espada e derrotou vários adversários, mas que não ouviu com a devida atenção os Momentos de Ouro, não derrotou o seu maior adversário, ele mesmo".
    Explico em poucas palavras:
    A maioria dos que treinaram apenas a parte técnica com o intuito de vencer (ambição demasiada) se transformaram, 
    meramente em praticantes sem princípios.
    Por que?
    Reflita e encontrará a resposta.
    E, não falte em nenhum dos Momentos de Ouro, porque neles se encontram as chaves para mudar a sua vida.


    "Momentos de Ouro - a via para se tornar um ser humano melhor"

    02-set-2010

    Kasumi 2

    "Neste sábado, Sensei iniciou os Momentos de Ouro falando da gota de orvalho (CS - Kasumi 1)
    (...)
    Observando a natureza, o Samurai aplica em sua vida o mesmo princípio da gota de orvalho .

    Um arqueiro, por exemplo, precisa retesar o arco antes de soltar a flecha.
    (...)
      Para isto o Samurai precisa estar centrado, respirar corretamente e focar toda a energia no corte.

    Mas ao contrário do arqueiro, que tem seu inimigo longe dele, o Samurai, depois de desembanhar a espada e fazer o corte, ainda precisa estar atento à reação de algum outro oponente a sua volta antes de guardar a espada, ou seja: atenção do início ao fim, sem relaxar.

    O Samurai moderno ao completar uma tarefa, um trabalho, um desafio, não deve relaxar, descansar, deve sempre estar atento e envolvido para novos desafios e neles, dar o melhor de si.

    Se nosso Ki estiver centrado, estaremos envolvidos e encantados com o que fizermos e não nos cansaremos.

    Estar sempre preparados, tentar prever os obstáculos que encontraremos no dia a dia ao longo do nosso caminho, enfrentar as dificuldades com coragem, e compreender que a chave para a prática bem sucedida é nunca abandonar nossa motivação e nossa determinação.

    Se nossa motivação é pura e sincera, todo o resto vem por si."
     - B.Sauer (Unidade Faria Lima)



    Enquanto houver motivação é por existir uma força maior e devemos saber respeitá-la




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br