Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    30-mar-2011

    Cerrone X Paul Kelly

    "Segunda luta UFC 126 - Cerrone x Paul Kelly


    Assistindo essa luta com o Sensei, aprendi a perceber um pouco mais sobre maai(distância)...altura conta pontos na hora da luta, então quem é mais baixo não pode ficar no maai do outro. Quando fica parado na distância boa para o outro, leva e paga com sangue.
    No caso, o lutador Cerrone é mais alto, e luta bem tranquilamente, pois o seu oponente Kelly está no seu maai, e sendo minado aos poucos.
    São socos, chutes, controle de luta no chão...tudo para desestabilizar o oponente. Isso mostra a experiência de combate do Cerrone, e a sua estratégia. Obter o resultado sem precisar desperdiçar energia. Tanto que a luta teve o resultado esperado.
    Isso me fez lembrar os Momentos de Ouro em que o Sensei fala sobre a palavra Atacar ... (CS - Vitor Belfort X Anderson Silva)"


    Patricia - Unidade Campinas


    Já eram 1h da madrugada  e as vésperas de ir embora , nem eu nem Patricia e nem todos estavam com sono. Assistimos todos lá no saguão do hotel o UFC126.
    Bem, deixo aqui a minha interpretação sobre a luta:

    - Os chutes na coxa e na perna não foram a toa; foi estratégia. É "quebrar" a perna do oponente.... cansar o oponente e ir minando aos poucos. Em Kenjutsu temos o "Yuko"(1/2 ponto) que tem seu fundamento baseado nesta estratégia. E, de acordo com o que tenho pesquisado ao longo dos tempo, estatisticamente , "nocautes" ou "Ippon" eram muito raros , se comparados  ao "Yuko". Melhor dizendo:  vencia-se os combates lesando aos poucos o seu adversário, pois era extremamente difícil aplicar um golpe certeiro.

    - O tempo todo é Estratégia. Ele sabe o que está fazendo.

    - Tudo saiu como ele (Cerrone) queria. Por ser expert no Jiujitsu , buscou desde o inicio a luta a curta distancia (corpo a corpo), acabou minando as pernas de Kelly  e feito isso,  deu o salto para finalizar com  o "mata leão"

    - Também no combate com espada, devemos ser experts nos golpes a curta distancia, ou seja, dominarmos os  golpes soete (mãos sobre o dorso da lâmina) em caso de entrar em contato corporal com o oponente, e "matar qualquer leão" a nossa frente.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br