Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    31-mar-2011

    Focar na luta, o Iaido Niten

    "Shitsurei Shimassu por incomoda-lo com este e-mail, mas não poderia deixar de agradece-lo pelo treino de Iaido (Iaijutsu) de ontem! Para nós, alunos de unidades de fora de São Paulo, ter a oportunidade de treinar diretamente com o Sensei é sempre imperdível!
     
    Sensei, aproveito pra dizer que no treino de ontem treinei somente os dois Katas que o Sensei me corrigiu, e pude perceber que o caminho é longo, beeeem longo, e que sei muito pouco ou quase nada! O treino de Iai focando a luta muda muita coisa, a percepção dos movimentos, de espaço e de velocidade nos Katas. Com certeza tenho muito material pra estudar!"


    Otávio -Unidade Brasília


    "Focar na luta".
    É importante este conceito por que este vai ser o divisor de águas em relação ao seu treinamento.
    A curto prazo, em relação ao que você vai buscar.
    A médio e a longo prazo ao Caminho (ou mestre) que você vai trilhar.
    Antigamente, "focar na luta" era a coisa mais óbvia a se fazer, se não o sentido praticamente de todo o treinamento dos Samurais.
    Hoje em dia, a atenção de muitos praticantes de Iai tem se voltado para a busca de graduações. Medalhas. Torneios. Seus dirigentes têm modificado a cada geração as formas de tal maneira que  as sequências atuais diferem das originais e, examinando do ponto de vista técnico, tendem a priorizar o estético sobre o real.
    Se você busca  o "focar na luta" no Iaijutsu, veja o video do Café de 24 de Março.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br