Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    21-jun-2011

    Pânico no Iai

    "Na aula tive uma sensação que jamais havia sentido ,na hora senti muito medo como se minha vida estivesse em risco mas ao mesmo tempo muita satisfação .
    Porque eu consegui mesmo que pouco entender o movimento e o que o Sensei quis me mostrar aquela hora ........
    O Sensei se aproximou de mim quando eu estava praticando o sétima seqüencia do Suiyo ,e me disse "Corsetti você vai ter que defender " eu muito empolgado respondi "HAI"
    então me preparei para defender ,só que no primeiro golpe que o Sensei desferiu contra mim eu nem percebi ,nem vim da onde veio foi muito rápido quando eu percebi que o Sensei estava com a sua espada na minha garganta.............. dai o Sensei me disse você já está morto !!!!! aquelas palavras mexeram um pouco comigo eu senti que morri ,mas eu nem vi como morri !!!!!

    Porem o Sensei me deu mais 4 chances na primeira o Sensei me atacou ,porem eu não consegui defender só que dessa vez o Sensei me acertou só que foi de leve.

    Na segunda vez, antes mesmo de eu me preparar o Sensei ja havia sacado e me acertado no rosto só que o golpe foi muito forte. E confesso que doeu bastante. Comecei a ficar com medo ,minhas mãos tremiam muito, mal conseguia segurar a espada , muito menos saca la , entrei em pânico !!!

    Mas como eu tinha que defender não importasse o que acontecesse, tentei me acalmar ...eu olhava tentando sentir alguma intenção do Sensei , ou que o Sensei fizesse um gesto que me demonstrasse quando iria me atacar , mas eu não pude ver nada ..então comecei a olhar para suas mãos tentando ver o momento do corte mas tudo foi inútil quando eu o observava eu não sentia nada é como se o Sensei não estivesse lá .........fiquei muito preocupado só que dessa vez eu pude defender não sei como ,porem eu fechei os olhos e o Sensei me respondeu "muito bem, só que você fechou os olhos" , e aí me disse "Corsetti essa vai ser a ultima chance você defendendo ou não !!!!! "
    Então eu me preparei .... na minha cabeça só vinha um pensamento "tenho que defender ,tenho que defender !!!"foi quando o Sensei desferiu o golpe dai saquei minha espada e defendi !!!!!!!!! só que no momento do golpe quando minha espada tocou na do Sensei , envergou de tal forma que senti que ela iria quebrar ,mas ainda bem que ela resistiu ..o que me deixou mais surpreso é que o Sensei estava tranquilo e sorrindo e eu com uma espada de aço e ela quase se quebrou ,dai pude entender o quanto é muito poderosa a técnica quando bem executada isso de certa forma assusta .

    Fiquei imaginando como os samurais de antigamente sofriam ,e como eles eram muito poderosos para viver esse tipo de situação todos os dias...só que detalhe: eles só tinham uma vida e eu para entender isso precisei morrer 3 vezes ..........Sensei Arigatogozaimassu!"- Corsetti (Unidade Ana Rosa)




    Corsetti em treinamento

     

    "Entrei em pânico..."
    Corsetti é um aluno aplicado em seu treinamento para o Iai, vencendo todas as adversidades para continuar no Caminho.

    Neste dia estava com uma espada, e felizmente ela não era letal; era de madeira. Se fosse de metal o golpe no rosto teria lhe marcado. Sendo de madeira, ficou apenas um pequeno hematoma.
    Não adianta fazer seqüências se estas não forem eficazes em uma situação real!
    No Iai, os meus alunos, após um certo nível, fazem treinamentos em situações reais. Só assim os treinos terão sentido.
    "Tenho que defender" pensou Corsetti. No momento em que a palavra e a fé foram tão fortes, pode-se dizer, ele aprendeu a forma correta de defender. Isso denota que a força de vontade aliada à fé eram os instrumentos mais poderosos que os samurais de antigamente tinham quando em combate. O Iai não é coreografia; não é dança. O Iai é um Combate. Se você não treinar também o seu espírito, com a forte intenção de defender ou atacar, tal como no Kenjutsu, você jamais irá compreender a eficácia verdadeira de determinada técnica ou seqüência.

    "Samurais sofriam..."
    Sim, os samurais de antigamente sofriam muito. Naquela época, não havia derramamento de sangue, mas certamente era uma luxação ou uma fratura.

    "Eles só tinham uma vida..."
    Corsetti deve ser um gato, pois morreu três vezes...
     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br