Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    04-ago-2011

    Gashuku Ibiúna 2 - "O Caminho de Santiago"

    "Este gashuku de Ibiúna me lembrou muito os momentos de peregrinação no Caminho de Santiago: a hospedagem simples; dormir no chão, em uma sala lotada de outros caminhantes, após um longo dia de esforço; os banhos rápidos e coletivos; as refeições comunitárias; uma bebidinha para relaxar; o céu estrelado (ou garoa...); o cheiro do mato e as provações externas que nos tentam impedir de chegar ao local do encontro..."
    Cortes (Unidade Rio de Janeiro)
     

     

    "No treino inicial de revisão de técnicas, percebi o quão pouco eu sei e o quanto é necessário estudar para me aprofundar no caminho. Passei a ver kamaes que teoricamente já havia aprendido, como Yagyu ou correnteza do leste, com outros olhos e percebi novas possibilidades para as quais nunca havia me atentado. E voltei a estudá-los durante as lutas do gashuku, mas agora com outros olhos. Eu pude perceber o quão fatal é o erro de achar que já aprendemos um kamae quando na verdade não aprendemos quase nada. Quando menos se espera acontece o que aconteceu comigo, um verdadeiro men ippon!"

     

    " Foi extremamente interessante e instrutivo ver na prática a versatilidade que o kenjutsu nos dá ao permitir-nos treinar diferentes kamaes e quão restrito pode ser lutar apenas de chudan. E mais ainda, ver o grande aprendizado que o aluno de kendo obteve ao perceber que o caminho seria estudar outros kamaes.""
     

     



    "Esse gashuku em geral foi muito técnico e aprendi muito treinando com meus colegas de outras unidades. O treino de Niten Ichi Ryu foi muito intenso e rico em detalhes."
    Salomão (unidade Ribeirão Preto)




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br