Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    05-ago-2011

    O frio que lavou a alma


    Uma bela manhã.
    Ontem, enquanto muitos se contorciam e com esforço saiam da cama devido ao frio, aqui na Vila Mariana, a 7 graus, um jovem cearense, que só sabia o que é calor estava em treinamento espiritual pela manhã.
    Veja o seu depoimento sobre o treino que, no final, foi coroado com aquele céu azul límpido, sem uma nuvem sequer, como aquele já comentado nos Momentos de Ouro sobre o Hagakure.
    Uma manhã fria e límpida onde se lavou a alma:


    "O dia começa, mas estava frio e desligo o alarme sem perceber. Quando dou por conta, o senpai Fugita já está a vestir o kimono. Levanto em um pulo e me preparo para o treino.
    Caminhada bastante fria a caminho do Hokkaido, nem parecia a mesma cidade em que dormi. Chegando lá começamos o treino somente eu e o senpai Fugita, mas para minha surpresa após alguns kihons de piloto, o Sensei chega e fico surpreso sem saber o que fazer, mas o Sensei logo comanda para revezarmos keiko entre nós três.
    Sempre que guardei ou montei o bogu do Sensei vi um par de tabi estranho, pois eles não pareciam servir para terrenos irregulares, proteger do frio ou melhorar atração. Sem nem mesmo perguntar o Sensei explica que é para treino, e fiquei mais surpreso ainda em ver com meus própios olhos (e tomar vários kotes e mens)  que o Sensei tem seu própio jeito de treinar. Keiko (treino) com o Sensei foi completamente diferente de todos que já lutei, pois o Sensei simplesmente deslizava pelo chão, e o hakama (veste de baixo) escondia completamente os pés. Me restando somente destreza com a espada, mas é desnecessário dizer que são dois mundos diferentes, quem sabe em algumas décadas.
    A melhor parte foi o Sensei utilizando kodachi e fazendo irimi. Ao ponto de utilizar os himo do meu men como uma kusarigama. No começo fiquei maravilhado e achei que o fosse ser solto para recomeçar o keiko, mas depois que notei que isso não importava. Não importava mesmo. Tudo que exista naquele momento era o nosso keiko. O Sensei deslizando como se estivesse patinando e soltando mens como trovões, mas de certo modo parecia se divertir como uma criança que nunca cansa de brincar do seu jogo ou brinquedo favorito.
    Meu men cai, mas a luta não para por motivo algum. Mesmo sem o men, eu não sentia nada dos tsukis ou mens do Sensei. Para mim só existia o momento do keiko e a chance de lutar com o Sensei.
     Ao termino do treino, mais uma surpresa. Alongamento com um céu límpido motivando a respirar mais fundo. Apesar do terrível frio ainda ser o mesmo, naquele instante a brisa gelada parecia só contribuir para a paisagem. Foi um momento do que eu imagino ser uma fração de paz interior.
    Domo arigatou gozaimashita senpai Fugita e principalmente domo arigatou gozaimashita Sensei." 

    Renan (Unidade Fortaleza)



    Uma bela Manhã




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br