Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    16-set-2011

    O Resgate 3 - Viagem ao tempo dos Samurais


    Katas que valem por 60 duelos



    Treinamento de Katas do Suio Ryo criado por Mima Yoichizaemon Kagenobu há quase 400 anos.


    O Samurai dominava
    muitas armas

    "Os samurais defenderam o Japão por quase mil anos e, durante todo esse período, que conheceu seu fim em 1868, o treinamento marcial era intenso e diversificado. Um samurai autêntico devia conhecer o manuseio e os recursos de diversas armas, tanto para utilizá-las em combate, como para saber como lidar com elas se acaso algum oponente as usasse contra ele. Mas a diversidade não estava apenas nas armas: mesmo no uso da espada, símbolo da identidade do guerreiro samurai, existiam muitos estilos, muitas

    maneiras de lutar, muitas formas de dominar e vencer o oponente, estivesse esse utilizando uma espada ou quaisquer outras das muitas armas utilizadas pelos guerreiros japoneses.

    O treinamento dos estilos samurais se dava na forma de Katas, isto é, seqüências pré-determinadas de movimentos, por meio dos quais as melhores interações de golpes eram condicionadas pelos guerreiros. Cada feudo se matinha fiel a um estilo, às vezes exclusivo, e sua sobrevivência militar se baseava no domínio das técnicas e, naturalmente, o quanto possível, no desconhecimento dessas técnicas pelos feudos rivais. Kamaes (posições de luta), golpes, armas e toda sorte de detalhes de um determinado estilo eram conservados por gerações de mestres e discípulos, e sua transmissão guardada a sete chaves.
    Mas, e na prática, como esses Katas eram testados?

    Se você pensou que os katas eram testados em duelos, em combates reais, acertou em cheio!  Via de regra, não havia segunda chance para um estilo ineficiente, ou para algum samurai inábil no estilo que treinava. Você precisava confiar na eficácia dos katas que treinava, tornar-se bom neles, para que sua vida e, mais importante ainda, a vida de seu feudo prevalecesse sobre a dos seus rivais."

    Os katas eram simulações das posições de ataque e defesa , movimentações das técnicas envolvidas, aumento da velocidade, precisão e poder de impacto dos samurais que as treinavam. Repetição e constância melhoravam sua autoconfiança na aplicação desses katas, o que também , como é de se esperar, precisavam ser testados em combate. Seja nos campos de batalha, os senjo, ou nos duelos individuais, os hatashiai.

    Treinando os katas do Niten Ichi Ryu , podemos vislumbrar o poder de invencibilidade de Musashi sensei (Miyamoto Musashi), poder este, inconteste em seus 60 duelos ao longo de sua vida. Basta treinar apenas um deles por pelo menos 60 luas e verá que brotará em você uma força interior indescritível. Algo como a certeza absoluta da vitória.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br