Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    27-set-2011

    O Resgate 5 - Diferenças do Kenjutsu e do Kendo 2

    Para concluirmos o assunto do Café anterior (Cs 26/set - O Resgate 4 - Diferenças do Kenjutsu e do Kendo)  deixo a partir de hoje, algumas imagens de técnicas existentes no kenjutsu, e não existentes no kendo:


    Aqui vemos um golpe com a mão esquerda apoiada sobre o dorso da espada(mune) estocando o seu oponente. É o "soete tsuki", amplamente utilizado não só em varias escolas, bem como na escola mais antiga, o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu há 700 anos.
    Este golpe, aplicado a curta distancia, como num clinche de boxe, poderia ter sido também um corte sobre os antebraços, sobre o crânio (antigamente diagonalmente sobre o pescoço) ou sobre o abdome de seu oponente.
    De maneira pratica, podemos dizer que no Kenjutsu, como ocorria antigamente e ao contrario do clinche no Kendo, os combates não permitem que os dois oponentes fiquem se estudando na distancia de um clinche. Isto não só exige mais conhecimento técnico a partir da curta distancia (clinche), mas também demanda um condicionamento físico maior do praticante, despendendo uma quantidade maior de calorias, obviamente, por não se tratar de uma situação tão estática.
    Não há nem um décimo de segundo para se olhar (e nem respirar), quando um dos guerreiros domina o uso da mão sobre o dorso da lâmina, o soete.
    Ao utilizarmos o soete, mudamos a configuração de nossas armas. Como num passe de mágica, a espada longa se transforma em curta, o que exige uma mudança imediata nos planos de quem o enfrenta.
    Aquele que "descansar" no clinche, levará, inevitavelmente, o "gancho" da derrota.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br