Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    17-nov-2011

    Professor de Kendo visita Curitiba

    Meu aluno de Curitiba expressou contentamento ao receber um professor de kendo, com estas palavras:


    "Sábado (08/10/2011) recebemos no Dojo de Curitiba um Senhor chamado Yaedu Minou, 75 anos e 4° Dan de kendo, um dos responsáveis por difundir o Kendo em Curitiba.

    Tudo começou com um comentário que fiz num jantar na casa da minha vizinha de que eu treinava kenjutsu, foi quando ela falou que conhecia um senhor que treinava kendo e que era super bem graduado. Conversei com ele por telefone durante umas 2 horas mais ou menos, parecia que nos conhecíamos fazia muito tempo.

    Até então, Sr. Minou e eu não nos conhecíamos pessoalmente, ele perguntou o endereço de onde nós treinávamos, disse que nos faria uma visita qualquer dia que tivesse treino.

    Sábado 7:15 da manhã, eu estava colocando as coisas no carro pra ir pro dojo quando recebi uma ligação dele dizendo que iria aparecer para treinar conosco. Como manda a etiqueta japonesa, Sr. Minou chegou 2 horas antes do treino de kenjutsu, observou todo o treino de Iaijutsu e Jojutsu, fez alguns comentários mas não quis interromper o treino.

    Na hora do treino de Kenjutsu, pedi para que ele tivesse a mente aberta para as técnicas que ele veria no treino. Ele disse que estava ali para conhecer e aumentar seus conhecimentos com novas técnicas para golpear o oponente.

    Sr. Minou estava tão ansioso que não queria fazer os kihons (fundamentos básicos)  como todos, queria logo um keiko (treino com armadura). Fui até o Senpai Rocco para ver se ele autorizava que tivesse um keiko entre nós dois desde o inicio do treino. Fomos autorizados.
    Fiquei boquiaberto com sua agilidade, energia e firmeza nos golpes, fui surpreendido com golpes de antecipação e naquela hora eu vi que Sr Minou estava lutando pra valer. Troquei de kamae algumas vezes e então ele ficou na defensiva, nessa hora quem havia surpreendido na luta era eu, golpeei ele em lugares que ele não esperava e me antecipei em algumas ocasiões.

    Cruzamos espadas o treino todo, com pausas para ele descansar afinal ele não treinava há um tempo. Em uma dessas pausas o Sr. Minou disse que não havia acreditado que eu daria tanto trabalho para ele, afinal, ele é um 4° Dan e eu apenas um 4° kyu.

    Ao final do treino agradeci por tudo que ele de certa forma me ensinou e ele por sua vez também me agradeceu por eu ter mostrado técnicas que ele jamais havia visto. Sr Minou disse que um dia vai conseguir lutar como eu, honrado no mesmo instante retribui o elogio dizendo que seria uma honra chegar na idade dele e lutar com a mesma intensidade e energia que ele lutou.

    O maior exemplo de que cruzar espadas fortalece o guerreiro, é que formamos ali, naquele momento, laços de amizade que jamais teríamos se tivéssemos nos encontrado em qualquer outra ocasião.

    Uma Honra para mim que jamais vou conseguir explicar só com palavras.


    Honto ni Arigato Gozaimashita Sensei por trazer para nós ensinamentos da Espada que dá a Vida."

    Varasquim - unidade Curitiba







     

    Imagino e sei como é o sentimento de cruzar espadas, tanto pela parte de meu aluno, como da parte do SrYaedu.
    Uma alegria indescritível.
    É louvável o seu interesse e disposição em descobrir as técnicas que originaram o kendo, de forma que estendi meu convite, através de meu aluno , para que este viesse a São Paulo.
    Devemos, a exemplo do Sr. Yaedu, buscar novos conhecimentos.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br