Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    25-nov-2011

    México 1 - Chegamos

    "Os dias no México foram de intenso aprendizado, momentos marcantes e grandes conquistas.
    Desde a decisão em ir, o preparo, a viagem e os dias no México, muitas coisas aconteceram, como a lesão 36 dias antes da viagem, dificuldades, contratempos, gastos,... mas como o Sensei ensinou nesses anos viajando e convivendo com o Sensei: "pequenos gastos trazem grandes ganhos" E de fato foram.

    Sai cedo de Campinas, 04h, para estar cedo e preparado para o "desconhecido". Digo desconhecido, porque como fui antes, descendo no México sozinho, sem saber direito como iria ser...
    Após 9 horas,a chegada. Reencontro com o Navarro, que me lembrava de ter conhecido nos treinos na Faria Lima, este, atencioso e ansioso também.

     

     


    Coordenador Danilo ao lado de Aragon e Navarro


    O país, quente. Limpo no chão, parecido com São Paulo no céu, só que mais claro. Muitos carros e tráfego também. Muitas praças bonitas, arborizadas, e com muitas fontes também.
     


    Cidade do México


    Cidade do México


    As pessoas, sempre sorrindo, atenciosas em atender, e receptivas. Não fosse a língua, em alguns momentos me sentiria em casa.

    Na sexta, primeiro dia, estendemos o dia com treino até as 22h (02h de sábado no Brasil), muito o que revisar. Cansativo, mas valeu a pena.
    Nos demais dias de treino estavam os outros alunos, nos conhecemos, treinamos, e assim selamos uma grande amizade.


    Nesses dias me aprofundei na culinária local, e com cervejas mexicanas, fomos trocando experiencias, e passando a todos os katas do Bushido.

    Aproveitei também para conhecer os pontos turísticos do México, como os museus, pois é conhecido por ter muitos e de qualidade. De fato, tem muitos, e fantásticos.

     


    Museu de Antropologia




    Dias com Sensei.

    Quando o Sensei chegou, estávamos muito ansiosos. O Navarro em reencontrar o Sensei, os demais alunos em conhecer o Sensei, e eu em estar fazendo tudo certo.
    Com pequenas "falhas", correu tudo bem.
    A vantagem de se viajar com o Sensei é poder conviver mais, conhecer mais, aprender mais com o Sensei. Até por exemplo sobre o que o Sensei ouvia de música quando criança. Uma surpresa para mim nessa hora.
    Treinamos nesse dia até o anoitecer, mesmo sendo em uma praça.

     


    Treino na praça



    Os tacos "al pastor" vão ficar na saudade. Só indo lá mesmo!

    Boa conversa, orientações do Sensei, os Mexicanos atenciosos aos katas (forma) corretos, e abertos ao aprendizado. Essa parte também me marcou, era como voltar no tempo, rever como aprendi, e como o Sensei estava ensinado "do zero" algumas coisas. Voltar e ouvir novamente, como um iniciante. Que sorte.


     


    Comendo tacos com o Sensei
     


    Subimos no outro dia a Pirâmide do Sol, na cidade de Teotihuacan. Inesquecível! Marcado em mim o momento, com o Sensei e com o Aragon, para sempre. As escadas, os degraus mais estreitos e altos, as vistas laterais, as pedras, e por fim o topo! Valeu sentar e sentir um pouco o momento. Novamente o Sensei orientando, talvez eu nem "curtisse" bem o momento, perdido em extase e admiração, não fosse o Sensei: "Sente-se e aproveite a vista, o momento". Arigatou gozaimashita!
     

     


    Coordenador Danilo, Sensei e Aragon na Pirâmide do Sol

     


    Nesse dia, depois das Pirâmides, o Sensei apertou todos os mexicanos no treino. Apertou o treino deles e lutou com todos, itto(uma espada), nito (duas espadas), kodachi(espada menor), Niten Ichi Ryu (técnicas de Miyamoto Musashi)... Poder observar essas lutas, coisa rara mesmo no Brasil, acho que nunca tinha visto o Sensei detalhar tanto a aplicação do Niten Ichi Ryu que fiquei boquiaberto.
     

    Aula de Kenjutsu Combate aplicando vários Kamaes
     


    Fechamos os dias no México com mais treino, mais uma oportunidade para ver as lutas do Sensei, e um peixe que sinto até hoje como era suculento.
     

    Pamplona a la Vera Cruz: o peixe suculento




    Na volta, mais vivência com o Sensei. Ensinamentos, histórias, e conhecimento, não de livros, mas de Mestre!

    Se, lá no inicio, eu tivesse pensado em não ter os pequenos gastos, e tentasse ter pequenos lucros, certamente teria tido uma GRANDE perda.

     


    No aeroporto da Cidade do México, retornando


    Arigatou gozaimashita Sensei pelos dias no México!"
    Danilo - unidade Campinas



    Chegamos ao hemisfério norte, para aqueles que consideram o México como parte deste.
    Okagesama.
    Apesar de estarmos  iniciando as nossas atividades, vejo um futuro promissor , a exemplo da Argentina, para ser um terreno fértil para aflorar e disseminar o Resgate das Técnicas dos Samurais
    México é também conhecida por ser o Centro do Mundo, e se assim aceitarmos, chegamos, de fato,  ao Mundo, indo alem da nossa South America.
    Exuberante em sua culinária com tacos, nachos e cactos, tem tudo para sediar nos proximos anos o Encontro Latino Americano do Niten.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br