Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    21-dez-2011

    Gashuku 1 - Saber Sentir Saudade

    " Houve ansiedade e mutia espera de minha parte com relação ao gashuku de final de ano.
    Uma pela inexperiência, pois foi a minha primeira participação; duas porque não sabia se ia aguentar os treinos.
    O encontro e o treino de Kenjutsu no dia 10/12 no Templo Nikkyoji foi inspirador. Foram duas horas de treino intenso e com muito aprendizado. Este aguentei.
    Estar no Niten é ter a certeza de poder confiar no companheiro. Sem saber, a Senpai Silvana já havia reservado minha vaga na van de Florianópolis para a a Serra da Cantareira;
    Lá chegando, após mais de uma hora de viagem, fomos direto para o treino de Iai. Estava chovendo, porém, o clima esta ótimo, não fazia frio.







    Novo aprendizado. Mas não parou por ai. Depois do treino de Iai teve Jojutsu, como não pratico essa modalidade fiquei observando e conhecendo pessoas dos mais variados lugares em meio a paisagem da Serra vista ao horizonte levemente nublada.


    Vencido o primeiro dia tive a sensação de vitória.
    Fomos para o show de talentos e o momeno de ouro. O primeiro foi de puro divertimento com as apresentações musicais, de performance e cultura japonesa com a apresentação da Senpai Ana sobre o lendário kimono japonês feminino e mágica onde houve até o susto geral pelo esquecimento das chaves da algema pelo grande mágico.









     
    Já o momento de ouro, para mim teve o efeito de ampliação do significado do que é ser Niten. Foi bate papo franco com o comando do Senpai Danilo. Foi papo franco, e senti todos receptivos.
    No dia seguinte a famosa corridas às 6hs da manhã, com kimono ainda molhado do suor dos treinos e da chuva.
    Todos compareceram e ao final catamos o Hino Nacional. Pensam que acabou?




    Ainda não. Tivemos ainda um encontro antes do café com o Sensei em um lugar dentre as árvores com faixas de raios solares passando por dentre a nebina da manhã para aproveitarmos o ar puro da Serra.




     

    No caminho do desjejum, fui conversando com pessoas que estavam idolatrando o clima chuvoso, porque em outras épocas quando o sol estava a pino, o solado do tabi grudava como cola nos pés de tão quente a quadra. Mesmo assim ao final todos agradeciam ao Sensei pelos ensinamentos.





     

    O shodo foi ainda uma experiência única de controle pessoal. Aprendi que para escrever em japonês, tenho que controlar minhas emoções, músculos, pois o resultado da escrita demonstra o estado de espírito. Tenho muito ainda a aprender.
    A palestra com o Sensei Kishikawa fechou com chave de ouro a parte cultural japonesa.








     

    O que aprendi? Aprendi a ouvir mais, a confiar mais, que a palavra dada tem que ser dura igual carvalho branco e, aprendi a sentir saudade

    Arigato gozaimashitá ao Sensei, ao Senpai Wenzel que me chamou a tenção quando achou preciso, ao Senpai Gilberto que me ensiou a sorrir mais, ao Senpai Danilo pelos ensinamentos, ao Senpai Bispo que me ensinou o Kihon no kata, aos companheiros do alojamento 04 pela companhia, a Senpai Silvana, "nossa madrinha" que cuidou tão bem de mim e de todos, aos membros de Brasília pela participação e de todos o demais unidades. E a todos, por terem se unido firmemente na construção e realização do gashuku de fim de ano.
    Arigato Gozaimashitá" - 
    Brito - Niten Brasília


     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br