Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    29-fev-2012

    Kamae novo Nito

    "Na terça passada, 07/02, quando do treino pela manhã com o Sensei, pude conhecer o kamae (postura de combate) de Nito (duas espadas) que o Sensei criou. No encontro de Coordenadores em Brotas, o Sensei havia mostrado e feito comentários sobre o mesmo. E realmente, a kodachi(espada menor) esta invisível.

    Não enxergava, quando via, já era tarde... geralmente já estava praticamente no meu men (cranio).

    Foi emocionante poder enfrentar algo tão novo.

    Arigatou gozaimashita Sensei! Principalmente pelas orientações no combate."

    Danilo (Unidade Campinas)


    O termo "criou"me incomoda um pouco, mas se formos direto ao ponto, pode ser dito dessa forma.
    Musashi Sensei (MIyamoto Musashi) nos fala em seu Mizu no Maki (pergaminho da Água), sobre o Uko Muko no Oshie no Koto. Ou seja, o ensinamento sobre a Existência do Kamae e a Não Existência do Kamae. Em poucas palavras, sintetiza a essência do Kenjutsu combate, este resgate das técnicas de combate samurai que estou me dedicando em faze-lo (CS 13-09-2011 - Resgate1).
    Após 4 décadas de treinamento em combate descobri a eficacia deste Kamae. Com a ajuda dos deuses e de Buda, como sempre, este tipo de descoberta ocorre, meio que "sem querer" durante o combate. Um insight e vem a palavra de um samurai ou a frase vinda de um sábio.

    Não posso afirmar que se trata de um Kamae invencível, mas que está dando trabalho para muitos é inegável.
    Bem, mas voltando ao ponto: criei. Pois não há referencias sobre este tipo de Kamae até então.
    Criar ou descobrir. Não importa: está no Hidensho (CS 02-02-12 Hidensho)

    28-fev-2012

    Kiyonaga Tadanao

    Recebi este email do Rio de Janeiro:

    "Konnichiwá Sensei, Yoroshiku-onegaishimasu!

    Achei muito interessante o Café: “Niten no Túnel do Tempo!” (CS 27-fev-2012 - Niten no Túnel do Tempo)
    Na minha infindável busca e ainda, apesar da idade,  sem uma convicção religiosa firme, porém muito aberto a todos os Caminhos, acredito na Teoria da Reencarnação.

    E assim, continuo procurando entender o significado da vida!

    Por isso achei muito oportuno o artigo e penso sinceramente, que Sensei tem razão e que, provavelmente, vários Samurais estão se encontrando no Niten, “reencarnados”.

    Afinal, deve existir uma razão Maior para estarmos juntos e unidos neste Caminho, sob a orientação do Sensei (onegaishimasu, uma Missão!?).

    Shitsureishimasu, por incomodar o Sensei com meus questionamentos interiores, mas achei muito sigificativa a sua abordagem.

    Domo arigatô gozaimashita."

    Impieri (Unidade Rio de Janeiro)


    Se todos estão aqui no Niten buscando as raízes no passado (mesmo que estranhamente aos olhos de alguns), é porque muito provavelmente tenha havido alguma conexão com tais elementos.
    O mestre Kiyonaga Tadanao, soke do Niten Ichi Ryu da 11ª geração, era também monge budista. Ele costumava referir, após vigorosos e árduos treinamentos, que o nosso encontro já teria ocorrido há muitos séculos atrás e que agora o nosso reencontro pedia por uma grande missão: a de perpetuar o Verdadeiro NIten Ichi Ryu .
    Infelizmente, Kiyonaga Soke faleceu poucos meses antes vir ao Brasil (2005), de maneira que, desde então, carrego para mim a responsabilidade de continuar esta grande missão.
    Carrego na lembrança momentos felizes com Kiyonaga Soke: treinos pesados, ofurôs e cervejas.
    Quanto a razão Maior, como foi elucidado, acredito que existe sim: a Missão de resgatarmos as técnicas perdidas do passado.



    Com Kiyonaga Soke


     

    27-fev-2012

    Niten no Túnel do Tempo

    Penso no que aconteceria se eu e meus alunos pudéssemos entrar no túnel do tempo e fossemos para o seculo XV, XVI ou qualquer época em que samurais existiam. 
    Primeiro; decerto, achariam que não descendentes seriam os "bárbaros do sul" no meio de japoneses. Muito estranho a primeira vista. 
    Segundo; no momento em que os alunos "bárbaros do sul" executassem os katas antigos, tão bem como eles executavam, ficariam desnorteados, achando que seria obra do "capeta". Perigo: iminência de uma guerra. 
    Terceiro; antes que sacassem suas espadas e explicar-lhes que voltamos ao túnel do tempo vindo da terra mais distante (e inimaginável para todos naquela época), a situação estaria resolvida, sem combates, sem batalhas. Alívio e Paz. Nascimento de uma nova amizade. 
    Então brindaríamos com um sake e muita cerveja para celebrar este encontro fantástico selando esta grande amizade. 
    Quem sabe, se não é isto o que realmente esta acontecendo: samurais vindos de varias encarnações reunidos no Niten hoje???...


    15-fev-2012

    Naginata Tsuki




    13-fev-2012

    2° Encontro de Coordenadores e Monitores em Brotas 4 - É viver...

    "Domo arigatou gozamashita por realizar o evento e domo arigatou gozamashita a todos o que ajudaram para fazê-lo possível.
     





     

    Shitsureishimassu O Sensei, fique realmente espantado vendo-o lutar. Foi uma experiência incrível, enquanto outros paravam para respirar ou acomodar-se o bogu, O Sensei seguia demonstrando e pulando com uma energia impressionante por todo o dojo até o fim do treinamento
     


    Domo arigatou gozaimashita O Sensei por permitir-me viajar e passar essas horas de ouro com O Sensei. Estou tratando de escrever tudo para não perder o que aprendi na viagem. É uma honra para meu poder passar esse tempo com O Sensei.
    Tenho na cabeça cheio de pensamentos e todavia não aterrizo.  Domo arigatou gozamashita.

     









    Não tenho palavras para agradecer a O Sensei.

    Ser Niten é participar na construção de um caminho coletivo e seguir um caminho pessoal com a direção de O Sensei e o acompanhamento de todos nossos colegas.

     








    Conviver com O Sensei é assistir à demonstração do que se pode conseguir com esforço e dedicação, é aprender e treinar as virtudes e encher-se o alma de energia.
     












    É viver os momentos de ouro."
    Basilio (Unidade Argentina)

     




     

    10-fev-2012

    2° ECM em Brotas 3 - Tantas brechas... tantas variações...

    "Os treinos, em ambos os dias, foram grandes reencontros. E que maneira melhor de nos reencontrarmos todos senão no keiko. Era como se tivéssemos lutado ontem, hoje e amanhã... não parecia que todos na verdade nos encontramos tão poucas vezes no ano."
    Danilo (Unidade Campinas)
     


    Sensei em Nito Wakigamae


     

    "Treinamos bastante e tivemos a chance de lutar com o Sensei, duas ou três vezes. Lutamos com e contra várias armas, entre elas a naginata, duas espadas e a espada curta."
    Rodolfo (Unidade Recife)
     


    Sensei contra Naginata


     

    "Ver o Sensei lutar por mais de 15 minutos seguidos foi incrível.
    Eu particularmente não imaginava que tantos golpes pudessem brotar de tantos kamaes diferentes.
    Tantas brechas... tantas variações..."

    Chiarella (Unidade Ribeirão Preto)
     


    Treino livre em Brotas





     

    09-fev-2012

    2° Encontro de Coordenadores e Monitores em Brotas 2 - É um Rafting no Caminho!

    "Estive presente no encontro de coordenadores de Brotas no final de semana - 3,4 e 5 de fevereiro - aonde tive a oportunidade de me encontrar com o Sensei e com Senpais mais velhos de caminho. Outros nem tão velhos no caminho mas com um caminho bem longo percorrido na vida e integrado ao espírito samurai".- Morais (Unidade Franca)







    "Encontrar com o Sensei e com Senpais mais velhos de caminho.
    Outros nem tão velhos no caminho mas com um caminho bem longo percorrido na vida "

     

    "Foi uma experiência e tanto, nem imaginava que num final de semana poderia aprender tanto sobre administração, recursos humanos, psicologia entre outras coisas. Acho até mesmo que nem os quatro anos de faculdade conseguiram me transmitir o que neste final de semana me ensinaram."- Ana (Unidade Vila Mariana-templo Nikkyoji)




    "Foi uma experiência e tanto, nem imaginava que num final de semana poderia aprender tanto sobre administração, recursos humanos, psicologia entre outras coisas."

     

    "Lembrei-me do espírito de criança, quando me embrenhava no mato pelas fazendas em Minas. O Niten nunca mais será o mesmo, depois de todos juntos passarmos por estes momentos incríveis, de superação de obstáculos - com o maior prazer e espírito de criança - lado a lado"- Cortes (Unidade Rio de Janeiro)




    "Lembrei-me do espírito de criança, quando me embrenhava no mato pelas fazendas em Minas."

     



    "Diria, nestes momentos, que conviver com o Sensei é um rafting no Caminho!"- Cortes (Unidade Rio de Janeiro)


    08-fev-2012

    2º Encontro de Coordenadores e Monitores do Niten em Brotas 1 - Ser Niten

    Estivemos em Brotas neste fim de semana.
    Um fim de semana com muito sol de 40 graus , céu limpo e muita lua.
    Enfim, mais uma vez , abençoados pelos deuses e pelo Buda, vivemos intensamente.
    Com fúria.
    Transcrevo as palavras do organizador do evento, coordeandor Donegá, de Ribeirão Preto:

    "Gostaria de agradecer por mais esses dias de convivência e aprendizado. Realmente os Katas do Bushido levam tempo para serem absorvidos. Percebi nesse evento detalhes que ainda não tinha percebido que contribuiram muito para minha evolução como guerreiro e como pessoa. Estar atento a cada momento é o fator mais importante para não perder as oportunidades.


    "Estar atento a cada momento é o fator mais importante para não perder as oportunidades."


     
    Foi muito bom ter navegado com o Sensei rio abaixo, termos sorrido, brincado, e apreciado a natureza. Ver o Sensei lutar com os mais graduados e aplicar os fundamentos dos Katas de Musashi Sensei com a facilidade de quem simplesmente caminha...foi impressionante. As lições da Kodachi na pizzaria, ali, utilizando uma faca que se movia com maestria dos pulsos que detêm a técnica e o espírito. Sentar na calçada e ver a lua, com calma e mente aberta.


    "Foi muito bom ter navegado com o Sensei rio abaixo"

     


     


     


     

    "termos sorrido, brincado, e apreciado a natureza"



    "As lições da Kodachi na pizzaria"
    Experiência única.
    O Niten realmente abre a mente de quem tem o desejo de progredir e, mais que isso, faz com que passemos a sorrir quando olhamos para trás e enxergamos todas as coisas boas, intensas e únicas que vivenciamos pela orientação do Sensei.


     


     


     

    "Sorrir quando olhamos para trás e enxergamos todas as coisas boas"

     

    O maior prêmio para quem organiza um evento sobre a responsabilidade que os Katas do Bushido requerem, é escutar do Sensei que tudo correu bem. A confiança do mestre não tem preço, pois toca diretamente nosso coração e diz numa voz silenciosa do olhar: continue se esforçando e fazendo o que é correto.


    "Escutar do Sensei que tudo correu bem"

    Resumiria tudo isso de uma única forma:
    Ser Niten é sentir-se único.
    Estar com o Sensei é ter certeza de que é único.
    Arigato Gozaimashita"
    - Ricardo Donegá

     

    "Ser Niten é sentir-se único."
     
     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br