Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    16-mai-2012

    Dia do Samurai em Nihongo 3 - Jornal Nikkey

    Continuação dos cafés anteriores (CS - 24-abr-2012 - Dia do Samurai) e (CS - 25-abr-2012 - Dia do Samurai 2 -Ganhamos Nós)

    Nikkey Shimbum de 03 de Maio de 2012


    Clique para Ampliar

     
    Tradução:

    Dia do Samurai também no Estado de Santa Catarina

    Em Homenagem ao dia do aniversário do Mestre Kishikawa

    No dia 24 do mês passado foi instituído o "Dia do Samurai"no estado de Santa Catarina.
    Esta foi uma iniciativa do deputado estadual Jorge Teixeira e a cerimônia foi realizada na capital Florianópolis, na Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina.
    Estiveram, entre os 30 presentes no evento, o Sr. Jorge Kishikawa , fundador do Instituto Cultural Niten e que há 25 anos tem trazido o Kobudo ao Brasil, o Sr. Luiz Nakayama, presidente da Associação Nipo Catarinense, o Sr. Paulo Baltazar, representando Associação Wakamiya Kai (entidade pesquisadora da imigração japonesa no estado catarinense).

    O Dia do Samurai foi instituído em homenagem a data de aniversário do fundador, inicialmente em São Paulo e a partir disso para outras cidades do estado e outros estados onde a colônia japonesa se fez presente.
    Neste dia, são realizados demonstrações e workshops, além de doações para entidades carentes, para se lembrar a "compaixão", uma das virtudes herdadas dos samurais.

    Segundo a presidente da Associação Nipo-Cultura de Santa Catarina, Sra. Hissae Kaneoya
    - Nestes tempos modernos em que os valores se perderam, não é fácil nem simples resgatá-los e é por isso que quero parabenizar o Instituto Cultural Niten por estar realizando todo este esforço.
    Segundo o fundador e nissei Jorge Kishikawa :
    "Estou muito feliz em constatar que muitos brasileiros entendem a importância desta filosofia antiga de 700 anos, o Kobudo e o Kenjutsu e, muito agradecido por receberem de braços abertos apoiando-nos nesta jornada.
    Pretendo transmitir esses valores, que no Japão de hoje foram esquecidos, aos jovens e descendentes nikkei, de maneira que me sinto engajado nesta difícil missão. Literalmente me sinto na situação de "Guko yamao utsusu"(CS 13-jun-2007 - Kuden # # # #)."

    Atualmente o instituto conta com 46 locais para treino em 40 cidades (espalhadas em 6 países na America com aproximadamente 800 alunos).
    No ano que vem, celebrará o seu 20º aniversario no dia 10 de agosto, quando contará com a presença do 12º soke (sucessor) do estilo Niten ichi Ryu, Yoshimochi Kiyoshi, do Japão.


    Nikkey Shimbum de 03 de Maio de 2012


    Clique para Ampliar

     

    Tradução:

    Acontece

    O fundador do Instituto Cultural Niten, Sr Jorge Kishikawa atuou integralmente em sua profissão como médico do esporte, e há 5 anos tem se dedicado integralmente devido a grande demanda e procura dos brasileiros pelo Kobudô.
    Há 25 anos aprendeu o Niten Ichi Ryu no Japão, tendo feito seus estudos e treinamentos indo 2 vezes ao ano.
    Publicou o "Go Rin no Sho" (O Livro dos Cinco Aneis) e o Shin Hagakure, este último, o livro que trata do modo de ser no dia a dia do samurai moderno.



    Nikkey Shimbum de 08 de Maio de 2012


    Clique para Ampliar

     

    Tradução:

    Acontece

    O Instituto Cultural Niten dá aulas gratuitas para crianças no Centro Educacional Unificado (Ceu) em Guarulhos.

    São 20 crianças que praticam gratuitamente o Kobudo, entre esses alunos existem jovens que carregam consigo o livro Shinhagakure do Mestre Jorge Kishikawa e dizem "Um dia eu quero ser como um Samurai".
    Esses Jovens estão treinando com muito afinco.
    De acordo com as palavras do Sensei Jogre Kishikawa "Estou muito contente em saber que os brasileiros estão maravilhados com isso"







    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br