Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    21-mai-2012

    10 anos Unidade Curitiba - 3

    "˝Seja bem-vindo, companheiro de jornada!˝ Foi assim, há 17 anos que recebi meu filho, Lucas. Foi por ele que cheguei ao Niten.

    Após meses vendo meu filho mais velho enveredar por caminhos tortuosos aos meus olhos, em janeiro deste ano divinamente chegou às minhas mãos matéria de 2006, do Jornal Folha de São Paulo, sobre o Sensei Jorge Kishikawa e o Niten. Estavam ali valores que meu filho poderia vivenciar sem se sentir deslocado ou careta, que poderiam ajudá-lo a trilhar um caminho reto.
    Para estimulá-lo e termos um tempo juntos fui fazer a aula experimental com o Lucas. A aula foi empolgante, o Momento de ouro daquele dia me tocou, entretanto, foram nos dias subseqüentes que percebi que algo despertara em mim, ocasionando uma mudança de postura (física, mental, emocional e espiritual) perante mim mesma e os outros, a forma de lidar com as questões do cotidiano, a estratégia não como uma teoria, mas sim como um hábito, o olhar para dentro...
    O Lucas parou e eu continuei. Tenho esperanças que ele retorne, talvez não fosse o seu momento. Compartilho com ele cada acontecimento, posturas, golpes, frases em japonês, Momentos de ouro,  enfim, cada aprendizado. Ao fim, caso ele não volte, ele ao menos terá uma mãe mais completa, esse também é um bom presente de uma mãe para um filho.

    Recentemente tive a honra que conhecer pessoalmente o Sensei  na comemoração dos 10 anos de Niten Curitiba. E quando falo ´honra´ não é força de expressão ou deslumbramento. De fato, o Sensei realiza algo extraordinário, no sentido puro da palavra, algo além do comum, do ordinário. Ao resgatar uma arte de mais de 700 anos ele traz junto todo o arcabouço filosófico-espiritual desta arte, harmonizando com a atualidade, tudo isso com compaixão e respeito mútuos, foi isso o que eu pude ver, sentir, vivenciar nos breves momentos com o Sensei.

    Encontrei o meu caminho, não importam as deficiências e falhas alheias, é o meu caminho, de maneira não intencional encontrei uma das infinitas formas de dar vida à própria vida, saber viver, e é por isso que hoje digo com todo o respeito ao Sensei Jorge Kishikawa, ao Niten e a todos os companheiros  ˝sejam bem-vindos à minha vida, companheiros de jornada˝!
    Domo arigato gozaimashita."


    Yna Honda – Niten Curitiba/PR.



    Yna Executando o Hasso Migi do Niten Ichi Ryu Kenjutsu




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br