Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    29-jun-2012

    Shugyo 3 - Treinar para mudar

    "Normalmente vou buscar minha esposa no consultório dela durante a semana, à noite por volta das 22h, e voltamos para casa a pé. Poder andar a pé para se locomover de casa ao trabalho é uma bênção dos céus para paulistanos como nós dado o caos diário do trânsito.
     
    Quando não posso ir buscá-la, por qualquer motivo, acabo ficando preocupado por ela voltar sozinha, porque sabemos bem, infelizmente segurança está entre as maiores fraquezas da nossa sociedade atual.
    Mencionei acima apenas dois exemplos, transporte e segurança, que são problemáticas sociais constantes nas nossas vidas, pelo menos em boa parte das grandes cidades do Brasil.
    Aqui no Japão estou vendo uma sociedade onde é possível andar calma e tranquilamente pelas ruas sem aquela tensão que carrego nas costas quando estou andando a pé em São Paulo. A tensão causada pelo medo de ser assaltado a qualquer momento e em qualquer lugar (até arrastão em restaurante já virou "lugar comum"!!). Sou testemunha de que, no Japão, isso é algo impensável, os japoneses nem imaginam o que passamos no Brasil!
    Na minha opinião, pensando de maneira mais geral, os problemas de transporte público e segurança são problemas que nós mesmos, sociedade brasileira, criamos para nós! Ou seja, dado que não está bom, precisamos mudar! Melhorar!
    E o que o Niten tem a ver com isso? O que nós, samurais modernos, temos com isso?
    Tudo! Nós temos tudo a ver por dois motivos:
    1) fazemos parte da sociedade
    2) estamos treinando e trabalhando para melhorarmos como seres humanos.
     
    No momento em que buscamos e efetivamente trabalhamos para nos aperfeiçoar, ou seja, melhorar a forma como atuamos em nossas vidas baseados nas virtudes samurais, estamos iniciando um ciclo virtuoso.
    Penso que funciona mais ou menos assim:
    Cada um de nós começa a treinar e a se aperfeiçoar nas virtudes (respeito, coragem, humildade, sabedoria, lealdade) conosco, com a gente mesmo. Isso começa a se transformar em nós de forma que passamos a ser mais samurais na vida. Sob a ótica do dia a dia, teremos mais atenção com os membros da nossa família, nossos amigos, colegas do Niten, da escola, do trabalho, da faculdade. Valerá também para os nossos vizinhos, para os desconhecidos e até para os bichos de estimação...
     
    Percebem aonde vai isso?
    Estamos mudando o mundo meus caros, e para melhor. Muitos lembrarão do belíssimo diálogo, na minha opinião, entre a personagem do Tom Cruise e o Katsumoto onde este se questiona qual é a valia dos samurais e do Bushido agora, nos tempos "modernos"? Ao que o Tom Cruise responde que não conseguia pensar em nada mais necessário do que isso nestes tempos.
     
    Pois aqui estamos nós, samurais modernos, prontos para continuar contribuindo para um mundo melhor. Seja na nossa casa com a nossa família, seja na hora de selecionar melhor um político para ganhar o nosso voto e causar alguma melhoria no transporte e na segurança públicos...
    Ninguém nos prometeu que seria fácil. Mas creio que aqui no Niten, os nossos treinamentos físico, mental, espiritual, sejam eles de  qualquer ordem, passados a nós pelo Sensei, já nos dão as armas e o preparo necessários para continuarmos servindo à mudança para que o mundo seja um lugar cada vez melhor.
    Vou ousar tomar emprestadas as palavras de Musashi Sensei no Livro dos Cinco Anéis (Go rin no sho):
    "reflita bem sobre isso"!
     
    Domo Arigatou Gozaimashita!"



    Andando sem tensão

    28-jun-2012

    Kenjutsu - Nito Migi Waki Tsuki

    27-jun-2012

    Shugyo 2 - Como somos percebidos?

    "Recém saídos da caverna onde Musashi Sensei escreveu o Livro dos Cinco Aneis (Gorin no Sho) fomos almoçar em um pequeno  restaurante típico da região, ali perto, na beira da estrada mesmo (daqueles da história do sonho de uma vida inteira no tempo de um cozinhar de castanhas).
     
    Durante o almoço, um dos mestres  (Niten Ichi Ryu do Japão) e o nosso Sensei conversavam amistosamente. Eu apenas procurava me manter atento à conversa o suficiente para sintonizar a frequencia porque infelizmente não entendia quase nada do assunto. Pescando uma ou outra palavra da conversa que me eram familiares, senti que Shigematsu Sensei elogiava o nosso Sensei e o Sempai Wenzel.
     
    Pedi licença a eles perguntei ao Sensei sobre o assunto ao que ele resumiu: "Ele estava dizendo que os nossos mestres e colegas de Niten Ichi
     Ryu do Japão ficaram impressionados quando viram o Sensei treinando 9h por dia em três turnos de três horas, o sempai Wenzel ficar com ambos os pés sangrando e mesmo assim continuar treinando até o fim, sem reclamação, nem facial...
     
    Eis que curiosamente minha dor nas costas e no joelho direito sublimaram naquele momento, como num passe de mágica!
     
    Bom assim, não!?!
     
    Domo Arigatou gozaimashita ao mestre do Japao, ao nosso Sensei e ao Sempai Wenzel por mais esta lição...


    Conversas na parada

    26-jun-2012

    Kenjutsu - Nito Gedan Tsuki

    25-jun-2012

    Shugyo com o Sensei 1 - Melhorar o mundo

    A partir de hoje, colocarei as palavras do aluno Sanches diretamente do Japão:
     
    "Osato sensei, Mano sensei e sempai Araki vieram nos buscar, Sensei e eu, na manhã de Domingo para um passeio. O dia estava chuvoso, aquela garoa fina e um pouco fria, bem típica de São Paulo nesta mesma época do ano, mas  estávamos em Sendai, cidade no norte do Japão.
    Já no carro, Mano sensei colocou um DVD sobre o Tsunami ocorrido 1 ano antes. O video mostrava muito das partes que ficaram parcialmente destruídas, muito parecidas com as cenas que vimos na TV no ano passado. A reportagem era bem feita e tinha cerca de meia hora de duração, mas não mostrava a área que estávamos prestes a conhecer. Andamos cerca de meia hora mesmo, até um local descampado e plano, uma área enorme que poderia comportar uma cidade pequena. Descansando os olhos no solo dava para notar os contornos retangulares definidos no chão de quando em quando. Eram as "sombras" das casas que até o evento do tsunami ainda estavam lá, com seus móveis, decorações e principalmente: moradores.
     
    Paramos o carro à base de um pequeno monte, em frente a uma escadaria de uns trinta degraus. Subimos com flores e incensos e chegando no topo haviam várias outras flores e insensos claramente recém colocados ali por outrem. Olhando ao longe em todo o nosso entorno era possível ver aquele grande descampado plano que, de acordo com nossos gentis anfitriões não aparecera na midia porque não havia o que mostrar, não havia mais nada ali depois que as águas levaram absolutamente tudo. Era provavelmente maior garantia de audiência mostrar na TV as casas semi-destruídas, os carros e barcos revirados, melhor que o Nada.
     
    Os textos budistas falam muito do conceito de impermanência. Para mim, o sentimento que marcou aquela visão só fez reforçar esse conceito, estamos aqui realmente de passagem meus caros. O que nós, samurais modernos, precisamos deixar aqui nesta encarnação para aqueles que amamos? E para aqueles que consideramos e respeitamos? E para os outros? Que tipo de energias estamos fazendo circular neste mundo? Honra, coragem, respeito, compaixão, sabedoria, lealdade e razão, será que  estamos conseguindo 1) entender de verdade o que essas virtudes significam, 2) vivê-las no nosso dia-a-dia e 3) passá-las aos nossos próximos?
     
    Talvez sejam necessárias algumas encarnações para chegar lá. Não importa, só interessa seguir adiante. A vida é curta e dura! Disso muitos de nós já sabemos. O que fazer então com o tempo que nos resta aqui? Treinar, treinar e treinar as virtudes. Como? Acredito que um bom começo seja mantendo regularidade nos seus treinos no Niten, o resto vai acontecendo nas outras áreas da vida com o tempo, acho que é como funciona para todos nós. De uma coisa tenho convicção: é um dos caminhos para aproveitar a vida e não desperdiçá-la...
     
    Gostaria de dedicar esse texto em homenagem aos nossos irmãos japoneses mortos no tsunami de 2011.
    Domo Arigatou Gozaimashita ao Niten e ao Sensei pela oportunidade!
     
     



    "Nenhuma casa, nenhuma vida. O nada"



    "Chegando ao Japão, uma prece a todas as vítimas do tsunami em Ishigaoka, onde não sobrou nenhuma casa ao redor deste pequeno monte"

    22-jun-2012

    Kenjutsu - Kodachi Tsuki

    20-jun-2012

    Hidensho 6 - Alvejado!

    "Hoje, pela primeira vez, tive a oportunidade de lutar contra a Naginata do Sensei.
    Como estratégia de defesa, adotei o Chudan Nitô, kamae que considero muito forte defensivamente.

    Minha idéia inicial era a de que minha desvantagem consistia, principalmente, na distância, se assemelhando assim minha luta à maneira como se deve atacar quando se usa espada curta contra a longa. Ledo engano...

    O que descobri foi muito mais fascinante e aterrador: as técnicas que Sensei usou com a Naginata faziam esta arma mais parecer com projéteis, vindo de todas as direções. Eram tiros por cima, pelo centro, pelos flancos e, quando se fazia possível neutralizar a lâmina da Naginata, o cabo vinha em seu auxílio no flanco oposto. Sun Tzu ficaria maravilhado com essa versatilidade!

     Ao final, sem sequer conseguir acertar um golpe, pensei que apenas um escudo poderia fazer frente àquelas técnicas aplicadas pelo Sensei.

    Mas, no kenjutsu, usamos espadas... o Caminho deve estar no Hidensho...
    Pensei em perguntar ao Sensei, mas desisti. jJá sei a resposta: “- Coloque o Bogu e vá treinar!”

    “Hai Sensei! “ - disse, em pensamento."

    Cristiano (Unidade Santos)


    DO do Sensei: Bolas de fogo para alvejar o inimigo

     
    O Hidensho trata , como já comentei anteriormente, de assuntos sobre a Estratégia, em japonês, Heiho.
    Experimentar na prática, como este aluno, os conceitos sobre Estrategia que se tem ouvido falar é o que proponho  a você. Experimentar espada longa x curta, longa x longa, e por ai vai.
    O interessante é perceber que nem todos os conceitos que voce tem se mostrarao eficazes, como neste caso.
    E agora, meu caro?
     

    19-jun-2012

    1º Gashuku no Templo Nikkyoji




    2 dias de treino, palestra e convívio intenso

    18-jun-2012

    Naginata - Men




    15-jun-2012

    Hidensho 5 - A captura da Andorinha

    "Hoje na quinta feira tivemos mais dois grandes amigos no nosso treino:  Sempai (veterano)Silva e Sempai Fugimura, que alegria ter essas aulas particulares.
    Fizemos alguns pilotos e também lutamos com a energia lá em cima, o Sempai Silva me mostrou algumas técnicas que acabaram sendo usada contra ele no embate final.
    Sempai Fugimura me ajudara também em algumas correções.
    O que chamou a atenção treinando contra o Sensei nesse dia foi o que chamei de a captura da Andorinha.
    O Sensei estava com a Kodachi menor que a padrão, e toda vez que eu avançava  um golpe o Sensei pegava minha mão e Shinai no ar, em deslocamento para tentar atingi-lo, o Sensei pegava ela com uma precisão inacreditável sem se opor abruptamente minha força, e apenas desacelerando.
     
    Eu percebi que o Sensei conseguia saber a velocidade do deslocamento da minha mão, e a mão do Sensei aparecia do nada também fora do meu ângulo de visão e assim era capturada num Irimi (captura) perfeito e em seguida me atingia com um golpe preciso.
     
    Foram várias as tentativas minhas de tentar dar um golpe que fosse, mas o Sensei conseguiu em todas agarra-las, eu ficava sem reação, porque aquela captura era desconhecida para mim e era perfeita e precisa. Acho que algum segredo do Hidensho.
     
    Aguilar (Unidade Vila Mariana)

     

    Ilustração: Luigi (unidade Vila Mariana)

     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br