TREINAR
KENJUTSU
EM CASA
Todos os treinos presenciais do Instituto Niten estão suspensos em virtude do Covid-19.
Mas para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!
Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    13-jun-2012

    Hidensho 4 - Naginata Simples


     
    "Após várias lutas com Sensei durante toda a manhã,onde os kamaes (posturas) conhecidos
    eram aplicados de forma totalmente desconhecida para mim veio uma grata surpresa acerca da simplicidade:
     
    Wakigamae (a ponta voltada para trás)  com golpes rápidos, precisos e inesperados, provenientes de onde jamais esperaríamos.
    Durante a luta contra Kodachi (espada menor) perdi o Men (elmo) completamente e adrenalina só subiu. Se estar diante do Sensei com bogu completo já é uma sensação de estar diante de uma montanha, sem o Men essa proporção aumentara e muito, uma sensação indescritível de experimentar o combate.
    Sensei pede para eu recolocar o Men e passa para Naginata (alabarda) e quão feliz foi para mim o que ainda estava reservado. Sensei lutou de Naginata e praticamente toda a luta utilizou apenas as duas posturas básicas que havia me mostrado dois dias antes. Os golpes? O nosso men (cabeça), kote (antebraço), do (abdome)...nada de golpes com cabo, tsukis (estocadas) ou provenientes de baixo.
     
    Todos os caminhos tem um primeiro passo, nós ocidentais muitas vezes dado esse primeiro passo nunca mais olhamos para trás, ou tentamos melhorar o caminho. O traço de um (ichi) em shodo (caligrafia japonesa) é treinado a exaustão e nunca perfeito apesar de ser o primeiro a ser aprendido, dois músicos podem tocar a mesma nota,  porém soarão completamente diferente mesmo em acorde básico.
    Para mim foi um exercicicio de humildade, progredir cada coisa ao seu tempo, saber que o primeiros ensinamentos são na verdade muito mais imensos do que conseguimos conceber num primeiro momento, hora de deixar o copo vazio para aprender.
    Lição ensinada, Sensei passa a lutar com posturas diferentes e passa com maestria lutando de perto ou longe. Podemos ver o golpe, mas defender é outra coisa bem diferente. No fim, tudo que posso pensar é que o "principio", pela propria definição, é simples, porém nunca fácil. O Caminho tem lindas paisagens a frente, hora de admirar o caminho de coração desde o início.
     A maior lição por mim compreendida é que o simples funciona muito bem nas mãos de um mestre."

    Eder (Unidade Fortaleza)




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br