Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    12-jul-2012

    Shugyo com o Sensei 7 - Sapinhos para Bushido

    "De acordo com o esperado, os katas do bushido são baseados nas virtudes. Particularmente, considero inviável transmitir em palavras os conceitos  das virtudes e dos katas do Bushido (etiquetas ensinadas no Niten) porque eles precisam ser incorporados por nós não apenas pela razão, como estamos acostumados a fazer por meio das palavras, mas também pelo coração, pelo estômago, pela postura corporal, pelo espírito... O que estou querendo dizer é que só conseguiremos incorporar os katas e as virtudes treinando, vivendo-os! Para chegar lá, entendo que requer treino e convívio com o mestre por toda a vida, com a maior frequência possível (diária?).

    Alguém pode se perguntar: Ok, concordo, mas na prática, onde e como vou treinar os katas e, consequentemente, as virtudes?

    Resposta óbvia: aqui no Niten!!

    Permita-me compartilhar um exemplo pessoal que pode ser útil a você.

    Fomos levados, o Sensei e eu, para jantar com os mestres de Jô(bastao) em Sendai (Japão), era o jantar de boas vindas generosamente oferecido a nós. Osato Sensei, Mano Sensei, Sempai Araki e mais três alunos de Osato Sensei compunham conosco a mesa no restaurante japonês.

    Pois bem, eu "sabia" de um kata de convívio, na cabeça, mas me distraí durante o jantar e o Sempai Araki, que estava próximo de mim, agiu sozinho em um determinado momento, ou seja, "vacilei" e errei esse kata básico! Resultado: harakiri, mais conhecido por nós como " sapinhos". É o método que usamos aqui no Niten para aprender, através do corpo. Apesar de não garantir que eu acerte sempre nas próximas confraternizações, certamente já me sinto mais "esperto" e melhor preparado para a próxima, afinal, também não estou querendo  "sapinhos" por isso novamente!

    Se você tem dúvidas a respeito deste kata, onegaishimasu, pergunte aos seus sempais como deve ser feito, preferencialmente antes do início do evento, para você já poder começar a treinar!

    Domo Arigatou Gozaimashita, desejo-lhe sucesso na prática deste kata!"

     

     


    "Um Chop em Frankfurt - Escala para o Japão"




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br