Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    30-jul-2012

    Shugyo com o Sensei 10 - Silêncio

    "Terça-feira chuvosa aqui no Japão. Saímos cedo do hotel, Shigematsu Sensei, sempre disponível e atencioso foi nos buscar de carro. Passamos na transportadora de cargas para despachar as malas que não iríamos usar (estar em Shugyo com o Sensei inclui matérias inesperadas, Logística eficiente é uma delas) e seguimos para a estação ferroviária.

    Yoshimoti Sensei também foi até a estação para se despedir de nós. Posso dizer que foi uma honra e um privilégio conhecê-los. Havia um sentimento de serenidade, de tarefa cumprida e de muita gratidão ali, entre todos nós, pelo menos foi a forma como percebi... Uma experiência simples, mas daquele tipo que fica nos nossos registros pessoais e que levamos conosco pela vida à frente.

    Enquanto eu estava no trem com o Sensei, muita coisa passou pela minha cabeça. Cada dia que passa aprecio mais o silêncio. Para a minha sorte, o Sensei é um mestre silencioso grande parte do tempo.

    É claro que ele também brinca e descontrai, não me entendam mal. Mas fico na dúvida se algumas vezes ele brinca porque está com vontade de brincar e descontrair ou se o faz por nossa causa, abrindo mão de si, de sua vontade pessoal, para NOS deixar mais à vontade!
    Vale pensar...

    De qualquer modo, o convívio acaba sendo feito de ciclos, períodos alternados de silêncio e conversa. Acho que os de silêncio nos dão a chance de refletir e elaborar diversos sentimentos, pensamentos, percepções, ensinamentos do Sensei, lições aprendidas, enfim, momentos importantes no nosso caminho... Nós ocidentais, particularmente os latinos, somos provavelmente barulhentos demais, para além da conta, o que nos prejudica individual e coletivamente.

    Aqui no Niten temos mais essa possibilidade, a partir dos exemplos do Sensei, podemos em convívio, todos nós, treinar o uso do silêncio para nosso benefício e o daqueles à nossa volta.
    Posso dizer-lhes que está me fazendo muito bem e faço a vocês o sincero convite para treinarmos juntos mais isso: convívio mais silencioso, com menos barulho, menos ruído, menos distração para mantermos o foco no que é realmente importante. Pronto(a) para experimentar? Onegaishimassu!!

    Domo Arigatou Gozaimashita novamente Sensei!!"

     


    "Sensei  Na caverna de Reigando, onde Miyamoto Musashi escreveu o Livro dos Cinco Aneis" 


     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br