Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    09-ago-2012

    Hidensho 10 - Descoberta em Salvador

    As palavras de hoje são de um antigo aluno de Teresina e atualmente é um dos alunos e monitores da Unidade Fortaleza.
    Esteve em Salvador (Cs - 09 de agosto de 2012 - Salvador 10 anos 1 - Chegamos Juntos! ) e resolvi coloca-las aqui com o titulo de Hidensho, pois revelam que o que mais o impressionou foi a sua descoberta do Hidensho* em combate.
    *Hidensho= Shingi Hidensho (os Escritos Secretos da Mente e da Tecnica que tenho compilado ao longo dos anos)


    Helano

    "Espero que o Sensei e os senpais (veteranos) de sua comitiva tenham tido um retorno tranquilo e seguro.
    Sensei, acho que eu poderia escrever bastante sobre muitas das impressões, descobertas e o entusiasmo que nos contagiou a todos na comemoração dos 10 anos de atividade da Unidade Salvador.
    Ao mesmo tempo que tivemos a oportunidade de aprender e colocar em prática os katas vivos do Bushido(modo de agir e de ser no Instituto Niten), houve momentos de grande descontração, mas sem desatenção.
    Isso me marcou muito!



    Ao entrar em combate os Senpais Anderson (Fortaleza) e Édio (Salvador) tivemos a felicidade e honra de presenciar os kamaes(guardas) de kenjutsu terem uma dinâmica surpreendente.
    Naturalmente, nós que treinamos no Niten, graças aos keikos (treinos) que cada um de nós tem com os mais graduados em suas respectivas unidades, já temos alguma idéia. Porém, ver o Sensei em ação é algo completamente diferente!
    Ao começar pelas posturas básicas até as mais avançadas, víamos, estupefactos, como tantos golpes certeiros (ippons) brotavam de defesas e contrataques inusitados.
    Fui instado a observar com mais atenção algo que sempre me intrigou, a movimentação de seus pés.
    Puxa!!! Incrível como em um combate feroz, a movimentação era diferente.
    Em alguns momentos, eu pensava que eles sequer tocavam o chão e em contrapartida, eram muito ágeis. Isso sem mencionar os tsukis (estocadas), mens (golpe sobre o cranio), do's (golpes sobre os flancos) e kotes (golpes sobre os antebraços) que surgiam da aplicação direta de katas Niten Ichi Ryu de Musashi Sensei (Miyamoto Musashi)! Em um determinado momento, tive algo como um "insight", vamos dizer assim... Hidensho*!

    Naquele momento pude ver como, de fato, os katas revelam-se mortais em combate. Instantaneamente, refleti um pouco sobre como deve ter sido difícil durante décadas mergulhar a fundo, passando por todos percalços, abnegação e infernos para resgatar e trazer ao povo brasileiro um tesouro que, assim me parece, virou quase apenas uma respeitada referência histórica em seu país de origem, o Japão.

     

     

    Sensei, gostaria de fazer uma analogia, se me permite.
    Por ser geólogo, sei muito bem como é esforço, a dificuldade e o investimento (em todos os sentidos) para encontrar uma gema preciosa. Não é fácil não. Me refiro no momento à gema mais preciosa e conhecida por todos, o Diamante. Esse mineral de composição simples à base de carbono, é formado no interior da terra a uma profundidade de quase 700 km!
    Ou seja, vem do inferno, literalmente falando! E chega à superfície da Terra através de rochas vulcânicas muito especiais.

    É muito raro Sensei!
    O que vemos em joalherias para o deleite e desejo de muitos, vem de um trabalho hercúleo. Sua beleza e durabilidade chancelam toda a sua aura e mito. Do mesmo modo, Sensei teve que ir muito longe para "minerar" estes "diamantes" que são os autênticos katas e kamaes e estilos (ryu) da verdadeira arte samurai. E ao final, podemos ver que a beleza marcial encerrada nestas técnicas, são como diamantes de fato. Mas diferentemente, dessa gema preciosa, não se deve somente apreciar, mas senão buscarmos treinar com determinação e afinco afim de entender sua beleza verdadeiramente. Me contive, mas acho que acabei escrevendo mais do que deveria.

    Shitsurei shimashita pela longa mensagem, Sensei.

    Omedetou gozaimassu Unidade Salvador pelos primeiros 10 anos! Ganbatte kudasai!"
    Helano Fonteles - Unidade Fortaleza




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br