Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    03-out-2012

    Gashuku Rio 1 - Caminho do Samurai

    Passei um final de semana agradável no Rio de Janeiro.
    Não só pelo bom tempo que fez, mas também pelo desempenho de todos os alunos que estiveram
    presentes neste Gashuku.
    Vi Disciplina. Prontidão. Sede de Bushido.
    Arigato a todos os cariocas e não cariocas pelo grande dia. 
    Que vocês nunca se esqueçam dos dois  "desejos" e "juramentos"...
     
    (O desafio emocionante dos Gaúchos x Cariocas poderá ser vistos no Café de amanhã.)
     

    Surpresas e descobertas no Gashuku do Rio de Janeiro.

    Neste fim de semana tive a oportunidade de ir ao Rio de Janeiro treinar com o Sensei, Sempai Wenzel e demais colegas da espada. Fomos com um grupo de guerreiros do Sul: Oliveira, Gib, Terres e eu para nos aprimorarmos no caminho. O Gashuku seria realizado no domingo mas aproveitamos para participar do treinamento de sábado na unidade Tijuca, ao chegarmos notamos que haviam alunos de unidades de fora do Rio de Janeiro, ou seja, o Gashuku ia virar um Gashuku Nacional. Treinamos bastante sob a maestria do Sempai Wenzel e do grupo de coordenadores do Rio de Janeiro.
     














     

    Para nossa surpresa o Sensei chegou no treino de Kenjutsu onde estávamos simulando o torneio por equipes, Sensei enfatizou bastante o REI antes de lutar, a maneira correta de entrar na quadra, segurar as espadas e sair da quadra.
     


    No domingo iniciamos o Gashuku com o Iaijutsu do Suio Ryu e nele gokuis foram revelados. Antes o Sensei falou que haveria um duelo Porto Alegre x Rio de Janeiro, o que ocorreu após o Sensei lutar mais de duas horas com todos os alunos, lutando e ensinando ao mesmo tempo, mesmo depois de lutar com todos o Sensei mostrou com o coordenador Vaz as inúmeras possibilidades que existem num combate de Kenjutsu. Só quem vai em Gashuku tem essa oportunidade!


     



     

    Quando o Sensei tirou o bogu deu ordens para iniciar o duelo Porto Alegre x Rio de Janeiro, Sempai Wenzel prontamente começou a escolher seus melhores 7º Kyu para enfrentar Terres e Gib da mesma graduação, para minha surpresa( e desespero) o Sensei falou que era para selecionar os melhores do Rio assim que Terres e Gib lutariam com 5º Kyu acima. Como "não tá morto quem peleia" fomos para a guerra, torcida contra, Kyus contra, tudo contra...

    No primeiro combate vitória do Rio de Janeiro, Terres o campeão individual 7º Kyu sucumbiu ao guerreiro carioca; segunda luta Gib entra de Nitto e para surpresa de todos dá um men ipon com Kodachi, a partir daí meu espírito inflou; terceira luta Oliveira e Vaz, vitória Oliveira, gaúchos na frente e torcida apreensiva. Coube a mim lutar as duas últimas lutas, torcida toda a favor do Cortes, mas graças aos Deuses consegui um bom golpe, fui para última luta contra o Kenzo com muita confiança mas fui surpreendido, perdi.

    No final vitória gaúcha no Rio de Janeiro, sentimento de dever cumprido e o mais importante: a integração e agradecimento aos colegas cariocas. Isso é Niten, isso é o caminho da espada: alegria, compaixão, amizade, tudo no mesmo lugar com pessoas buscando o mesmo objetivo, o de ser feliz.

    O Gashuku continuou com o Jojutsu do Suio Ryu onde o Sensei nos passou vários detalhes, Jojutsu de guerra!








    Depois mais combate, kakarigueiko e para finalizar mais um duelo 5º Kyu acima onde tive a companhia dos guerreiros cariocas ao meu lado para formar a Equipe Porto Alegre/Rio X Rio de Janeiro capitaneada pelo Kenzo. Os "Cariúchos" saíram vitoriosos, ótimas lutas protagonizados por todos mostrando a evolução do Kenjutsu. No final a tradicional confraternização e os sapinhos da torcida ThunderCats.

    Um gashuku memorável para todos, Sensei passou nos Momentos de Ouro as diretrizes do Hagakure, enfatizando a lealdade ao Mestre e de não ser vencido no caminho do guerreiro. Chave de Ouro para fechar o Gashuku!


    Domo arigato gozaimashita Sensei pelos ensinamentos passados!

    Domo arigato gozaimashita Sempai Wenzel pelas lições e acolhida no Rio de Janeiro!

    Domo arigato gozaimashita a todos que participaram do Gashuku por nos fazer se sentir em casa!

    Isso é Niten!

    Até o Torneio por Equipes!

    Sayounara
    Arigato gozaimashita

    Alessandro
    Coordenador Porto Alegre

     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br