Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    10-out-2012

    Gashuku Rio 3 - Gatilho

    Dia 30, último dia do mês de setembro de 2012 tive a insubstituível honra de participar de um Gashuku que aconteceu no Rio.
    Pleno domingo, após vir de Belo Horizonte era a data marcada para o treinamento, confesso que já comecei meu dia extremamente cansado por ter passado por um mês de muitas provas na faculdade e nesta última todos os dias de noites mal dormidas, de no máximo 5 horas. Caso não estivesse neste estado provavelmente não teria aprendido tanto.
     
    Primeiramente, no sábado, treinei como de costume em BH, porém, foi um treino um pouco mais puxado, estranhamente, este treino fez como que eu "ligasse o gatilho", mesmo com físico sendo usado, comecei a me sentir mais disposto que em relação aos dias anteriores, e não sabia o que era aquilo. No mesmo dia parti para o Rio de Janeiro, cheguei lá 05:30 da manhã e às 06:00hs já estava no local do treino. Havia sido o primeiro a chegar, como o clube ainda estava fechado, tomei café em uma padaria e caminhei já carregando todo o meu material pelas redondezas, como que a "examinar" o local. 
    Pouco tempo depois um funcionário do clube abriu as portas e junto com alunos do Rio começamos a arrumação e limpeza do local. Um trabalho em equipe para retirar várias cadeiras, bancos e mesas que estavam na quadra, varrer, passar pano.
     


     


     



    Assim, começa o treinamento, primeiro foi o Iaijutsu, um treino muito intenso, com várias correções do Sensei. Senti meu espírito inflando e algumas poucas vezes, consegui, não somente imaginar, mas "visualizar" o oponente na minha frente ao longo dos katas de Iai, foi um treino incomparável.


     


     






    Após, foi a vez do treino de Kenjutsu, no qual todos lutaram com o Sensei, foi um treino de segredos preciosos, difíceis de serem vistos, mas percebendo a clara aplicação do Iaijutsu no Kenjutsu, pelo ensinamento sobre o Nukitsuke, finalizando tudo em um só golpe. Após o almoço foi a vez do Niten Ichi Ryu, com mais detalhes essenciais passados somente em Gashukus, depois treinamos Jojutsu de um jeito bem diferente, me senti quase como se estivesse no Bogu, combatento, ou melhor, eu realmente estava, pelos vibrantes Katas, em combate. Para finalizar o treinamento, mais uma parte de Kenjutsu com Bogu, onde pude participar de diversos Shiais e compor algumas equipes para combater, foi realmente emocionante cruzar espadas com tantas pessoas diferentes e conhecer tantos rostos novos, assim como relembrar dos antigos.
     

     
     

     








     
    Vi neste Gashuku que, ao mesmo tempo que crescia e aprendia, ainda tinha muito mais que me esforçar a aprender no futuro. Aprendi que muitas vezes, quando estamos cansados, fatigados por problemas cotidianos ou não, é a melhor hora para ir ao combate, não porque não podemos, nos tempos de paz, descansar um pouco, mas porque às vezes precisamos "limpar" o fio de nossas espadas, que, renovada, poderá cortar os problemas que surgem a nossa frente. E, com perseverança, HONRA, LEALDADE e GRATIDÃO, não nos afastaremos do "caminho do Bushido, do caminho Samurai", como bem dito pelo Sensei. Agradeço ao Sensei por, através de experiências como o Gashuku, me fazer aproveitar melhor e mais intensamente a vida.
     
    Arigatou Gozaimashita a todos os colegas do Rio e outras unidades.
    Arigatou Gozaimashita ao Senpai Wenzel, líder exemplar e atento.
    Arigatou Gozaimashita ao Sensei, que renovando meu espírito, me fez ter um noite de sono muito melhor ao voltar para BH.
     
    Drawin - Niten Belo Horizonte

     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br