Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    29-nov-2012

    Gashuku Porto Alegre 2 - Raízes do Dia seguinte

    "Gostaria de relatar o que vi, senti e refleti sobre o nosso Gashuku(treino intensivo) de quarta-feira. Ontem, quinta-feira, fiquei a refletir sobre minhas atitudes durante o Gashuku, e percebi algumas falhas dentro dos katas do Bushido (Caminho do Samurai) que cometi. Penso em me concentrar para não falhar novamente.

    No começo observei o treino do Sempai Alessandro com o Sensei, mesmo que no Iaijutsu (técnica com espada de metal) eu não seja praticante, percebi riqueza de detalhes únicos. Já no Jojutsu (arte do bastão) pude observar como o Sensei utiliza a energia com leveza e precisão em cada golpe, cuidando dos detalhes. Estes serão meus próximos focos.

    Já no Kenjutsu fui surpreendido logo no aquecimento, Sempai Alessandro me chamou pra colocar o bogu (equipamento de proteção). Logo o Sensei pediu para os outros fazerem narabê (formar fila) na lateral da quadra e em seguida já estava lutando com o Sensei, eu de Nito (duas espadas) e o Sensei de Ito (uma espada). Neste momento eu mais senti do que vi, pois os golpes vinham de direções nunca antes vistas por mim, e quando pensei que estava bem fechado surgiu um kote (golpe no antebraço) que me abriu ainda mais a visão de estratégia e de possibilidades.

    Quanto aos meus ataques, fiquei um pouco travado no começo, mas em seguida lembrei do Hidensho 17 onde Sempai D´Angelo (CS 05-Nov-2012 - Hidensho 17 - Isso é Kenjutsu! ) dizia que não conseguia mover o Sensei do lugar, e lá fui tentar minha sorte, mas a cada começo de ataque (até mesmo quando estava pensando em iniciar o ataque!) o Sensei me acertava. Depois de algumas tentativas eu consegui, mas na verdade o Sensei só queria me conduzir para me cansar e no final tomei um belo Ippon (golpe fatal). Não sei quantos ataques eu fiz enquanto avançava, mas nenhum chegou perto de acertar o Sensei. Sinto-me muito honrado por todo este aprendizado, só desejo poder um dia ter a tranquilidade e precisão nos golpes como o Sensei.

    No shiai (valendo ponto) pude cruzar espadas com os colegas da unidade de Caxias do Sul que não via há um bom tempo, e foi ótimo ver quanto melhoraram, servindo de incentivo para meu aperfeiçoamento também. A cada luta o Sensei estava muito atento para observações e correções, seja dos lutadores ou dos juízes. Ao final haveria um shiai entre duas equipes de 5º kyu acima, e novamente fui surpreendido por ter sido chamado, uma vez que sou 6º kyu e não me considero um grande espadachim.

    Houve muita animação por parte das torcidas e terminamos com energia lá no alto.

    Durante o Momento de Ouro (parte filosófica) o Sensei falou sobre os juramentos do Hagakure, detalhes importantes sobre nunca ser derrotado no Caminho e o que isso realmente significa para a classe Samurai. Contou sobre o convívio com Gosho Motoharu Sensei e a importância da lealdade com o mestre e o Caminho, a ponto de colocar o Caminho acima de tudo na vida.

    Terminado o treino fomos nos encontrar com o Sensei em uma casa de carnes, mas infelizmente acabei me atrapalhando no caminho e cheguei atrasado. Durante os momentos de convívio com o Sensei, lições do caminho e histórias. Fomos nos apresentando ao Sensei e acabamos conhecendo melhor cada um, e dos Sempais ouvimos o reconhecimento do Sensei sobre o que cada Sempai (veterano) fez pelo Caminho e o quanto se deve valorizar estes tipos de atitudes.

    Logo quando cheguei em casa pensei que havia aprendido quase nada, mas a partir do dia seguinte os conhecimentos começaram a criar raízes, a mente ficou mais clara, a visão com maior amplitude e a mão está mais firme na espada do que antes.

    Domo Arigatou Gozaimashitá Sensei por ter disponibilizado seu tempo para nos ensinar valiosas lições!"

    Steyer - Unidade Porto Alegre.




     

     

    Alguns sabem que a oportunidade é como a pedra depois de solta, a palavra depois de proferida e o tempo depois de passado.
    A grande maioria, em processo de auto destruição, acha ainda que em uma outra oportunidade poderá ouvir, ver ou sentir o que aconteceu no Gashuku. Ledo engano.
    A oportunidade é única.
    E passa tão rápido que você nem vê!
    Mas os resultados você começa a sentir "a partir do dia seguinte".
    É. Não adianta recitar mantras nos ouvidos dos cavalos...

     


    "E passa tão rápido que você nem vê!"





    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br