Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    14-dez-2012

    Hidensho 20 - No final, fúria

    "Foi um treino diferente pois treinando com o Sensei usando a tachi (espada maior), percebi o Sensei aplicando na prática os katas (sequencias ) antigos como sassen, ukenagashi e haritsuke, tentava aplicar um men(golpe sobre cabeça) e o Sensei me golpeava usando ora usando o sassen ora ukenagashi. Praticamente impossível.

    Demorei a perceber que os mens que aplicava não faziam efeitos. Tentei o tsuki (estocada sobre o pescoço), porem novamente era golpeado pelo Sensei que simplesmente aplicavas os katas no combate, e desta vez o haritsuke, pude ver na prática a eficiência dos golpes quando bem aplicados.

    Gostaria também de agradecer ao Sensei, pois nunca havia treinado desta forma, e contribuo muito para o meu crescimento, o Sensei estava usando a kodachi (espada curta)e na metade de uma das lutas, apos o Sensei aplicar um tsuki perfeito, que meu men (proteçao da cabeça) chegou a se desamarar, ai acabei lutando sem o mem,
    Que sensação, fiquei imaginado um combate real onde valiam vidas. Mas não tive medo fui para o ataque, como se fosse para vida ou morte. Em vão, pois o Sensei novamente com seu kamae(guarda) insuperável acertou vários mens ippon(golpes perfeitos).

    Mas o moral desta passagem é a furia, e nesse momento foi o que senti, furia!"

    Del Vecchio – Ribeirão Preto

     

     


    1ª Medalha do Sensei - 1969

     

    Deste depoimento é de importância entender que aplicar os katas antigos no combate requer o treinamento vigoroso durante anos. Principalmente quando se combate empunhando a espada maior com apenas uma das mãos. Mas, uma vez assimilado, se tornará uma arma potente para desnortear o seu oponente , e daí vencê-lo.
    Interessante observar que a fúria ascende quando o adversário está prestes a morrer. Ou seja?




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br