Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    17-dez-2012

    Junshi

    Para aqueles que acompanham pelo Café com Sensei as ultimas no Niten, posso lhes assegurar que o Gashuku (treinamento intensivo) na serra foram dois dias de convívio intenso e que em breve ilustrarei-o, como de praxe, neste Café.
    Arigato a todos que estiveram lá.
    No dia seguinte ao evento, tomei um avião e voei aqui ao Japão.
    Muito frio e a temperatura beirando 1 grau na região mais quente do arquipélago, cheguei, desta vez, não para o treinamento e aprendizado. Corinthians e passeio? Nem pensar!
    Apesar de ficar aqui por menos de uma semana e amanhã já voltar ao Brasil, volto com o dever cumprido: o de ter me despedido de meu mestre em sua passagem por este mundo: missa de 49 dias.
    Os samurais cometiam o junshi (cortar o ventre) para acompanhar os seus senhores ao outro mundo, tamanha era a gratidão e lealdade (guiri) que sentiam por eles por toda a atenção, favores e benefícios recebidos em vida.
    Voltando aos dias de hoje: as minhas malas já estão prontas para amanhã voltar para o Brasil.
    Aproveito esta ultima noite para tomar um sake em um hotel aqui de Tokyo . Perfeito. Estou em um bar de um dos hotéis mais altos da cidade rodeado por uma vista noturna magnifica da metrópole.
    Lembranças do convívio com Gosho Sensei me vêm à mente. Os treinos, as broncas, as conversas confidenciais com o sake, os momentos que pude ser útil e todos os outros que fazem parte do Caminho do Samurai.
    Um sentimento de satisfação preenche a alma: o meu "junshi" foi executado e, no tocante a este assunto, poderei morrer em paz.



    Aqui no Japão: Shijukunichi no houyou - missa de 49 dias do Mestre Gosho Motoharu, realizado ontem.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br