Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    03-dez-2013

    Hidensho 40 - Hidensho e Tyson

    Estava eu tomando um café no aeroporto e fazendo algumas anotações. Tudo em kanji. Em japonês.
    Dividia um pequeno espaço com um jovem executivo (pela maneira de se vestir, suponho) e, como estava com o meu samue habitual (kimono para se usar em momentos que não estou praticando), despertei sua atenção.
    - Posso saber o que o senhor luta? - me abordou.
    - Kenjutsu, arte da espada dos samurais. - achei que com esta resposta o executivo já se daria por satisfeito.
    Mas, não. Tive que trocar algumas palavras sobre os locais de treino, livros, etc e continuei escrevendo minhas anotações.
    Tentei. Mas não consegui:
    - Desculpe interromper, mas me parece que o senhor está escrevendo algo muito importante - insistiu ele e num tom sério.
    - Ah, sim. Mas, como sabe? - perguntei-lhe, pois havia apenas letras em japonês e não imaginei que alguém que não fosse oriental pudesse adivinhar.
    - Imaginei que sim, pois o senhor me parece estar bem compenetrado - observou.
    - Escrevo descobertas para se tornar imbatível no combate. - expliquei.
    - Como assim? - para meu azar, perguntou agora mais curioso.
    - Trata se de um manuscrito que denominei de Shingi Hidensho, segredos da técnica e da mente para golpear o seu adversário pelo menos 10 vezes consecutivamente.
    - Uau! Isto é muito interessante. O senhor deve ser um grande mestre, então! Poderia me explicar um pouco como funciona?
    - Não, não. Ainda estou descobrindo. E, se sou ou não um grande mestre, o mundo é que vai dizer.
    Deixei então as minhas anotações e tentei explicar (já que negar seria uma indelicadeza):
    - Não sei se conseguirei responder a sua pergunta, mas vou lhe dar um exemplo : Mike Tyson. Se lembra?
    Aquele que fez o público ir ao delírio levando seus adversários ao chão nos primeiros rounds. ¨Fera¨, ¨demolidor¨ou ¨máquina¨. Vários foram os apelidos que recebeu durante a sua carreira.
    Tyson venceu várias de suas lutas de forma esplendida que fez o público ir a delírio. Anos inesquecíveis e memoráveis para quem viu.
    Voltando... acho que você acertar um, dois ou três golpes seguidos sobre o oponente é formidável. O que eu estou escrevendo é como acertar pelo menos 10 vezes. De dez ataques sobre o oponente,  você acertar os dez e ainda no mesmo ¨alvo¨. E para isto acontecer, só há uma explicação: existe algum segredo ou algo formidável por trás de todo este ataque. Algo assim, me entende?
    -Entendo. Estou impressionado, mestre. O senhor vai lançar quando o seu livro? Pois assim que sair nas bancas, quero adquirí-lo. - levantou-se ele pois já havia chegado a sua hora.
    -Por se tratar de segredos, não vai virar livro. Se virar, deixa de ser segredo, não? Mas pode vir nas aulas que os segredos da espada estão aqui. Sério. - respondi, de coração, pois por ser jovem e com brilho nos olhos, achei que merecia uma chance para se tornar melhor.
    O mundo é assim. Tem aqueles que só estão de olhos abertos e outros que, embora abertos, procuram as oportunidades...
    Nos despedimos. Ele para o seu portão de embarque e eu, finalmente, pude finalizar o 109º verbete do meu Shingi Hidensho.





    Mike Tyson X Michael Spinks




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br