Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    27-fev-2014

    Gashuku 2 - Pérolas

    "Esse Gashuku me deixou com um sentimento muito bom, a renovação de conhecer pessoas novas e conhecer melhor outros, trocar experiências, enfim conviver no dojo (arena do treinamento) com os guerreiros e guerreiras no caminho.

    Pudemos fazer um intensivo de Niten Ichi Ryu(tecnicas de Miyamoto Musashi), captar muitas nuances, em seguida o kenjutsu, como sempre nos testando a seguir adiante, sem nos importarmos com as vozes interiores contrárias, enfim, fortalecendo o espírito. Há de se persistir, não sermos vencidos no caminho do bushido. Determinação e honra sem teoria, mas na prática!

    No dia seguinte, as demonstrações do Sensei foram incríveis, impressionante a versatilidade em utilizar várias armas: ito(uma espada), nito(duas espadas), kodachi(adaga), naginata(alabarda) dos modos mais surpreendentes, espero que em minha observação tenha conseguido "roubar" algumas pérolas. 

    Devo admitir que pessoalmente gostei muito das revisões no Jô (bastão). O Sensei de repente surgiu assumindo a posição do bokuto, nos mostrou como devemos compreender os movimentos do Jo, sem que seja isto uma coreografia ensaiada. Caso nós vacilássemos, lá vinha nos pegar. Eu até me diverti um pouco, apesar dos riscos. Pessoalmente, apesar dos golpes que levei por causa das minhas falhas, foi muito enriquecedor e ao mesmo tempo emocionante este modo survivor de compreender as técnicas dos katas. 

    A energia do Sensei é sempre muito inspiradora, de algum modo nos faz sentir aspirantes a heróis e buscar algo para além de nós mesmos. 
     
    Arigato gozaimashita por mais essas experiências e atenção sincera!"
    - Luciana - RJ

    Nos tempos antigos, os mestres, no Japão, mostravam (apesar de raras as vezes) as técnicas em alguns segundos. Os alunos tinham de prestar extrema atenção para tentar "roubar" as pérolas. Se piscar o olho, perdeu a chance. 
    Neste domingo passado, os alunos puderam observar as técnicas por 3600 segundos. Tempo mais do que suficiente para "roubar" um banco inteiro de pérolas.
    Em outra ocasião, no treinamento com o  bastão, os alunos que levaram os golpes foram contemplados com as "pérolas" que ficaram internalizadas para sempre em suas mentes. 
    Diversão a parte, o aluno para "sobreviver" ao meu modo survivor precisa vir com uma boa dose de coragem, atenção e muita disposição. 
    Gashuku. Um lugar onde não se "rouba" pérolas, mas ganha-se . De tanto que elas sobram.


































































     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br