Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    12-mar-2014

    Jojutsu em ação

    Desde que introduzi a arte do bastão, o Jojutsu (ou Jodô), aqui na América do Sul, me perguntavam se a modalidade se restringia apenas a execução de katas, que por sinal, são formidáveis. Mas o pessoal queria mesmo era o combate. A estratégia.
    A ânsia dos alunos (e a minha) era tanta que buscamos ao longo destes 20 anos de Niten a aplicação no combate. Nu e cru com equipamento de proteção.
    Não se trata de uma tarefa tão simples assim pois, em primeiro lugar, estudar as técnicas do bastão é complexo. São necessários anos, décadas de treinamento.
    Segundo, muitas das técnicas são perigosas e letais. Adaptá-las ao combate exige conhecimento profundo em Jojutsu e também longa experiencia no uso de bogu (equipamento de proteção) para saber onde, como e em qual intensidade se pode golpear, pois existem golpes do Jojutsu que se pegarem de jeito, mesmo sobre o equipamento de proteção, podem ser fatais...
    Ao longo de toda a pesquisa e estudo durante estes anos e apesar de ainda não ter chegado a uma conclusão final, posso lhe dizer que neste próximo Torneio Individual Sul Americano de Kobudô, você finalmente poderá sentir um pouco do combate com o bastão contra a espada.
    Será interessante, pois faremos um Shiai inédito em toda a historia do bastão!
    O Shiai mais esperado da historia?





    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br