Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    01-abr-2014

    Hidensho 45 - O Vislumbre

    Após um treino exaustivo de katas, um aluno me enviou estas palavras:

    ¨Em muitos momentos tive a oportunidade de fazer trechos dos katas com o Sensei, que me mostrava a "luta" real que está embutida nos movimentos.
     Em alguns momentos o Sensei mostrava um golpe do próprio kata sendo executado de forma "real", com muito mais velocidade e precisão do que eu estava esperando, encaixando os golpes e fazendo com que eu fosse pego de surpresa. O que posso dizer é que em cada momento desses a única reação que eu conseguia ter era sorrir, por uma profunda alegria de poder estar recebendo cada demonstração feita pelo Sensei.
     Esse tipo de oportunidade é tão intensa, que até agora me pego pensando se um dia conseguirei ter esse mesmo espirito do Sensei.
    Só me resta continuar treinando e acompanhando seus passos.¨
    - Zambon (Unidade Sumaré)

    Ao exercitarmos um kata que foi elaborado há 500 anos, não só estamos voltando no túnel do tempo, mas também nos aproximando da dinâmica do combate que ocorria na época.
    Assim que se chega a dominar os movimentos, o próximo passo é o de como aplicá-los em combate real, o que é muito divertido.
    Neste relato, o aluno pode vislumbrar o quanto estas técnicas podem ser eficazes usando ou não o equipamento de proteção (bogu), de maneira que quando eu os demonstrava, acontecia que em um piscar de olhos, ele percebia o quanto eram indefensáveis.
    Ele era “pego” de uma surpresa tal que, no máximo, o que poderia fazer era sorrir, visto que a espada já está em alguma parte do seu corpo. Nem respirar, nem piscar. De tão surpreso que ficava.
    Neste fim de semana, no Torneio Individual de Kobudo, vou lhe demonstrar como é isto...



    “O vislumbre do kata” 




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br