Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    21-mai-2014

    Não deveria

    Não deveria, mas cada um à sua maneira e livre espontânea vontade pensa diferente quando tem aula com o seu mestre.
    Existem aqueles que agradecem de coração por ter aprendido algo novo, uns que reclamam porque é sempre a mesma lição (não sabem que a repetição é para tirar seus vícios), ou outros que ou pela ignorância ou pela arrogância, entendem à sua maneira e depois deturpam tudo.
    Mas o relato que nos acompanha neste Cafe é de um aluno que está imbuído de plena gratidão e senso de dever, de "tirar o chapéu" e, pasme: que nem no Japão encontramos nos dias de hoje.
    Não deveria, mas é de deixar todo mestre orgulhoso.
    Preste atenção:




    Kussarigama

    ¨Vou deixar aqui meu relato aos colegas sobre o momento maravilhoso que tive ontem:
    Tive a honra de participar do treino do Sensei de Kusarigama (Foice e corrente). Empunhei o Bokuto (espada de madeira) e fiquei em posição de combate.
    Sensei então girava aquela corrente em uma velocidade impressionante e disse que acertaria o kote (antebraço). Quando meu cérebro entendeu o recado e mandou a mensagem para os braços, eu já havia tomado um golpe!
    Tentei entender como tomei aquele golpe e nesse milésimo de segundo, tomei outro! Por sorte desviei de um. Mas o próximo veio com muito mais velocidade e tomei novamente!
    Que velocidade incrível! "Arigato Gozaimashitá" eu dizia em cada golpe que levava. Kororo Kara (de coração). Aí você me pergunta: Por que agradecer de coração por "apanhar" tanto?
    Também porque o Sensei se dispôs de um momento do tempo dele pra me ensinar. E eu aprendi MUITO. Mas não apenas por isto. Principalmente por eu poder exercitar um dos votos do Bushido: "Ser SEMPRE útil ao Mestre". Espero ter sido e continuar sendo útil ao Sensei no percurso do Caminho.
    Sensei disse que Musashi Sensei vencia duelos com esta poderosa arma. Já pensou quantas armas ele teve que dominar e o quanto se dedicava à isto? O Caminho é longo!
    Bem... não pense. Vamos treinar! ¨
    - Albuquerque (Unidade Ana Rosa)




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br