Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    30-mai-2014

    Gashuku 4 - Conversas na cozinha

    Treinar os katas não é novidade no Niten.
    "Feijão com arroz" em todas as aulas em qualquer local onde é Niten, é um dos prazeres a que todos os alunos estão submetidos: a descoberta das técnicas antigas.
    E, sendo assim, uma das razões de estarmos la na serra neste fim de semana , foi a de descobrir os detalhes deste preparo: o tempo do cozimento, a quantidade exata do sal, o segredo dos temperos. Porque ¨feijão com arroz¨qualquer um faz.
    Mas, o maior ganho , posso lhe garantir , foi quanto do que os membros de nossa família Niten puderam vivenciar enquanto preparávamos os nossos ¨pratos¨.
    Conversas, olhares e sentimentos que somente os que estavam la, ao lado do ¨fogão¨e da ¨cozinha¨, um dia poderão contar. 
    E por falar em contar, a partir de amanhã nos Momentos de Ouro a continuação do "Nada" continua.




    "Es muy gratificante ver a Sensei yendo de un lado a otro corrigiendo alumno por alumno, sin hacer diferencias sean 0, 7 o graduaciones mas avanzadas.
    Todo los alumnos que asistieron al encuentro se llevaron al menos una enseñanza técnica personal y varias "filosóficas" por denominarlas de alguna manera.
    Sensei es un "manantial" de sabiduría del cual todos los alumnos de Niten deberían acercarse a "beber" para lograr acercarse al camino correcto. Domo Arigato Gozamashita a Sensei. Domo Arigato Gozamashita a Senpai Wenzel y el resto de los Senpais que se preocuparon todo el tiempo por que todo saliera bien y no faltara nada a nadie.
    Domo Arigato Gozamashita a todos los alumnos concurrentes por la calidez y la ayuda prestada."
    - Huarte (Unidade Buenos Aires)



    Sensei e los Hermanos


    Bastão longo em ação - Bo



    Na chuva todos com bokuto (Espada de madeira)


    "Para mim, particularmente, a experiência do Gashuku foi excepcional pois pude conhecer muitas pessoas que têm as mesmas dificuldades e questionamentos que eu, e todos estão se esforçando para superar as dificuldades e isso me deixou muito mais tranquila e confiante, sabendo que não sou a única a ter tantas dúvidas. Outro aspecto importante foi a convivência com o Sensei, ele demonstra com calma e tranquilidade cada kata, com uma energia de serenidade que contagia a todos, passando esta serenidade a todos e fazendo com que o aprendizado fluia rapidamente. ¨- Noemi (Unidade Campinas)



    Kenjutsu combate



    Jo



    Katas do Hyoho Niten Ichi Ryu


    ¨As orientações do Sensei, sempre muito simples, precisas e, por isso mesmo, com uma sofisticação incrível, quando me corrige nos treinos, sempre me leva para além da forma que executo e me convida à compreensão do kata, na busca de sua razão, mas não de forma intelectual, abstrata, mas vivendo-o na prática, para que, um dia, todos estes movimentos sejam naturais ao meu corpo e à minha mente, e eu me encontre com a espada, sendo um com ela.¨- Alberto (Unidade Brooklin)










    "A conversa estava tão animada que ecoava pelo salão do restaurante. Estava maravilhoso, dava para sentir a alegria de todos em estarem ali, em fazerem parte daquele momento, mesmo depois de viagens e um dia inteiro de treinos." - (Unidade Sao Jose dos Campos) 



    Bom apetite!




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br