Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    28-nov-2014

    Soke e Shihan (Menkyo Kaiden) 1

    Atendendo aos pedidos de mais perguntas que temos recebido desde a publicação do Café Soke e Shihan em 10 de Outubro de 2014, resolvi detalhar então e hoje coloco no Café:


    SOKE E SHIHAN (MENKYO KAIDEN) 1

    Uma das maiores confusões a que está sujeito o Ocidente - e muitos japoneses - é de que Soke e Shihan têm o mesmo significado.
    Quem pensa desta forma, está totalmente errado.
    "Soke": Formados pelos ideogramas "principal" e "família", são indivíduos que, praticantes ou não, foram nomeados pelos seus antecessores, representantes da escola a que pertencem. Consanguíneos ou não em relação ao fundador, exercem, em palavras simples, funções comparáveis aos dias atuais à de "presidente ou representante oficial de uma organização" perante a sociedade em geral.
    "Shihan": exige do indivíduo uma habilidade técnica superior a de todos os outros, pois será aquele que conduzirá as aulas e o futuro da referida escola. Deve possuir o certificado de Menkyo Kaiden ou Menkyo. Ele pode conceder certificados de Shihan, Menkyo Kaiden e Menkyo, atestando a maestria de um indivíduo, para ser reconhecido pelas gerações futuras.

    Em poucas palavras: O Mestre.

    Importante saber que cada estilo tem a sua forma em se tratando de sucessão. Por exemplo, o Suiyo Ryu Iai Kenpo tem o Soke e Shihan em uma única pessoa (Katsuse Yoshimitsu), bem como o estilo de Miyamoto Musashi, o Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu (Yoshimochi Kiyoshi) e outros. Por outro lado, o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu tem o Soke (Iizasa Yasusada) e Shihan (Otake Risuke) em pessoas distintas.
    Ao praticante, interessa saber, desde que busque o aprendizado sem distorções ao longo do tempo, se o seu Shihan tem um certificado legítimo de Menkyo ou Menkyo Kaiden. Isto porque existem os ilegítimos.
    Caso contrário, pode se dizer que estará praticando uma técnica falsa e incorreta.




    Certificado do Niten Ichi Ryu onde lê-se Shihan Gosho Motoharu outorga o titulo de "Menkyo Kaiden" ao Sr . Kishikawa Jorge




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br