Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei




Retornar para últimas postagens

    02-dez-2014

    Gashuku de Diamantes 1 - Niten Ichi Ryu

    “Lembro-me de que quando era criança, gostava de brincar de pirata e de achar tesouros ”enterrados" em ilhas misteriosas, e imaginava baús cheios de ouro e diamantes.
    Muitos anos depois, já adulto, parece que finalmente achei meu primeiro baú do tesouro, não em uma ilha, mas no alto da serra.

    O Sensei havia prometido mais um Momento de Diamante neste último Gashuku (treinamento intensivo), mas a verdade é que foram vários momentos de diamante, um verdadeiro "Baú do Tesouro", que acho que nem o famoso pirata "Barba Negra" ouviu falar.
    O Momento de Diamante anunciado na programação já foi de intensa riqueza, demonstrando a história do Presidente de uma grande empresa automobilística, que colocou a humildade como chave do sucesso de sua carreira, algo para refletir muito, pois a humildade exige um grande desprendimento, principalmente quando se trata de alguém que poderia ter tido qualquer cargo no começo da carreira, graças ao seu diploma.
    Mas não parou por aí. Outro diamante surgiu quando o Sensei deu seu próprio exemplo de ter chegado ao estado de Mu(Vazio) em plena situação de exaustão física, conseguindo fazer seu treino de Iai com muito mais precisão após horas de "Light*".


    *Light: Denominação dada pelos alunos à Sequência mais intensa e exaustiva de exercícios praticada no Kenjutsu no Instituto Niten. 

     
    Mais diamantes surgiram quando o Sensei corrigiu os Kamaes de aluno por aluno, mostrando como olhos experientes podem enxergar detalhes de erros na execução dos kamaes que nem sequer sonhamos. No meu caso em específico, ao me posicionar em Nito Jodan (duas espadas), fiquei impressionado em como o Sensei mostrou um erro de como a musculatura do meu braço estava falha em demonstrar a postura e a energia que o kamae (poisção) precisa ter para ser eficiente no combate.

    Mais um chuva de diamantes ocorreu durante a execução dos katas do Niten (Kishikawa Ryu Iaijutsu), não só por todas as novidades e atualizações, mas porque o Sensei passou observando e corrigindo cada aluno.
    E pra completar o baú de tesouros, um diamante vindo do Japão: palavras de Yoshimochi Sensei transmitidas pelo Sensei para quem esteve presente ali no Gashuku. Na verdade, um verdadeiro segredo sobre como “tirar a força” dos braços, algo que Yoshimochi Sensei (soke do Niten Ichi Ryu) transmitiu apenas observando fotos nossas aqui do Brasil. Simplesmente impressionante, pois mostra a que nível de observação chega um mestre, que consegue corrigir um movimento mesmo observando uma imagem estática!

    Voltei pra casa com meus diamantes, satisfeito por ter encontrado o baú do tesouro que sonhava quando era um menino. Espero que mais gente tenha levado uma parte do tesouro pra casa, pois sem dúvidas havia de sobra para todos.

    Arigato Gozaimashita, Sensei, por mais essa experiência.”
    - Zambon (Unidade Sumaré) 

     
    Treino de Niten Ichi Ryu no nosso Gashuku de Diamantes






























    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h