Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    06-jul-2015

    Gashuku 2 - Kenjutsu, a água fresca e a fonte

    "Ontem voltamos com a comitiva Argentina do Gashuku em homenagem a Kaminoda Sensei, um Gashuku Intenso e emocionante, além de ser minha primeira ida ao Brasil.

    O treino foi intenso e cheio de momentos com informações valiosas por todos os lados. Sinto ter trazido uma lista interminável de coisas para melhorar, e ainda assim acredito não ter captado a maioria do que o Sensei com a ajuda dos Sempais mais experientes nos passaram.

    Foi uma oportunidade inestimável para entender através das palavras e experiências do nosso Sensei quem foi o Mestre Kaminoda, histórias reais, que nos mostraram suas luzes e sombras, mas que deixavam claro como o treinamento duro e sua constante dedicação ao Caminho são um exemplo que engrandece as pessoas que são capazes de transformar a vida daqueles que seguem os seus passos.

    Pude lutar com diversos companheiros de caminho, disputas contra kamaes que nunca havia visto, lutas tão intensas e a meu ver divertidas, que poderão trazer lembranças de combates únicos que me incentivaram a algum dia, através do treinamento, poder aprender aquilo que meus Sempais aprenderam no Niten. Também encontrei muitos dos meus erros, lutar contra tanta gente nova também me ajudou a revelar minhas fraquezas, minha falta de postura, os erros em entender os kamaes. Porém com essa mistura de admiração e de erros a corrigir, voltei cheio de emoção e vontade de redobrar o treinamento para conseguir transformar isso em algo melhor.

    Por outro lado, sempre senti que o Niten é um “descanso” de um mundo que às vezes está perdido na confusão sem sentido. Onde o mundo é problemático, os katas do Bushido do Niten trazem tudo mais claro e direto, como um pouco de água fresca para os que tem sede de algo que nos ajude a polir nossa vida. Se treinar na Argentina é beber um pouco de água fresca, estar próximo do Sensei é como beber direto da fonte mais pura. E conviver com o Sensei me mostrou que não é porque ele é “sobre-humano” e tenha qualidades inalcançáveis, e sim ver que seu mérito como pessoa foi não ter afrouxado no caminho durante 40 anos, e que nos convida a fazer o mesmo.

    Os que puderam ficar na segunda-feira e terça-feira, tivemos a honra de conhecer a ADM e ver como é o lugar onde o Sensei comanda o Niten. Um lugar que reflete seus gostos e ideias, e por sua vez me fez sentir mais próximo. Conhecer isso depois de treinar me permitiu ver o treino de forma a não afrouxar o nó, é como um segredo, ver o que nunca vemos. É nossa missão honrar tudo isso seguindo o exemplo [do Sensei] sem parar de treinar.

    Agradeço a todos os Sempais e Kouhais que nos ajudaram e conviveram, especialmente ao Sempai Wenzel que se aproximou de nós e compartilhou seu tempo na nossa estadia, e a todos os companheiros da Argentina que compartilharam a batalha, e ajudaram para que a viagem fosse tão profunda e frutífera.

    Domo arigatou Gozaimashira por fazer tudo isso possível, essa viagem redobrou minha adimiração pela Instituição única que o Sensei concretizou no Niten"


    Koziner - Vicente Lopez/Recoleta - Argentina

    (Texto original no Café Espanhol)

















































    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br