Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    04-ago-2015

    A Tática Cala

    A Tática sobrepuja a Força. É a maneira dos mais fracos calarem os mais fortes.


    03-ago-2015

    120 anos no Encontro

    Hoje, mostrarei o programa da Fátima Bernardes, que foi ao ar anteontem, a fim de celebrar os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil - Japão.
    Apenas uma observação que devo fazer antes de vê-lo: O Kenjutsu é a origem do Kendo.
    Você entenderá o porquê:




    Clique para Assistir

    29-jul-2015

    Kamae - A Fortaleza

    O Kamae é o inicio de tudo. Ele definirá a derrota ou a vitória. Representado pelo ideograma "fortaleza", Kamae é a posição, postura, o armar que adotamos diante do adversário.
    Antes de entrar para a guerra, cheque se não há brechas em sua fortaleza.
    O mesmo vale para o adversário: cheque as brechas na fortaleza inimiga.
    Isto vale também para a vida.




    O ignorante, derrotado será

    27-jul-2015

    Kan Ryu Tsuki

    Guardo a 7 chaves a espada de madeira de Musashi, pois é a única réplica no mundo.
    Além dos dizeres explanados em um dos cafés passados, dou o outro lado da lâmina:
    "KanRyu Tsuki wo Abite Someru Koto Kagami no Gotoshi"
    (Tal qual a corrente fria que reflete a Lua)

    Esta longa frase, de profundo significado, esculpida por Musashi, é de autoria do poeta chinês Hakurakuten.
    É também a mesma frase que compõe o quadro "Senki" de Musashi, em forma de rodapé.

    Diga-se de passagem, "Senki" é o ideograma que utilizo ao autografar o "Shin Hagakure".

    Trata-se de um estado espiritual dos mais profundos, e expressa a atitude mental que devemos ter antes de entrar em uma grande guerra.




    Bokuto de Musashi Sensei com o os dizeres de Kan Ryu Tsuki encravados na lateral

    22-jul-2015

    Gashuku 7 - Kaminoda - O Legado de um Samurai

    Recordar os bons momentos é sempre um prazer.
    Principalmente, se for possível senti-los segundo a segundo. É o que você vai sentir.
    Nunca imaginei, até ver este vídeo, que a nossa arte, que nasceu da guerra, fosse tão bela.



    17-jul-2015

    Gashuku 6 - Jitte - Orgulho de fazer parte

    No Gashuku de 27 e 28 de Junho em homenagem a Mestre Kaminoda (falecido esse ano), mais uma arma dominada por Kaminoda Sensei - Kaminoda Sensei era Shihan do Shindo Muso Ryu (mestre responsável pela parte técnica do estilo) e Grão mestre de outros 4 estilos de Kobudo. 
    O que me inspirou a seguir o mesmo caminho em busca de me aprofundar em diversos estilos e conseguir o Menkyo Kaiden.

    Com esta arma, KaminonaSensei em sua época de Policial em Tokyo nos anos 50 dominou e desarmou um yakuza armado com katana real, disposto a cortá-lo.

    Apresento a arma do talvez último duelo com katana nos tempos modernos de que tive conhecimento: O Jitte do Ikkaku Ryu Jittejutsu, e as palavras de um aluno.



    "Arigatou gozaimashitá pelos momentos no Gashuku. Apesar de ter conhecido pouco Kaminoda Sensei acredito que essa é realmente a melhor forma de agradecer e homenagear um verdadeiro Samurai, treinando!

    Este Gashuku deixa ainda mais evidente o quão longo e o quão rico é o caminho. Kenjutsu, Iaijutsu, Jojutsu, Kusarigamajutsu, Jittejutsu, Tameshigiri entre outros que não há tempo de colocar em um fim de semana como Naguinatajutsu e Tanjojutsu, isso tudo entre diversos estilos como Niten Ichi Ryu e Shindo Muso Ryu.

    Ao aplicarmos a diciplina, concentração, coragem e outras virtudes treinadas no Niten em nossa vida temos ainda mais desafios - e benefícios - desta milenar cultura samurai que tenho muito orgulho de fazer parte.

    Mais uma vez arigatou gozaimashitá!
    Sayounará!"
    - Kenzo - Niten Rio de Janeiro






















    14-jul-2015

    Gashuku 5 - Subir a montanha

    "Sempre digo que cada Gashuku do qual participo é uma experiência única, que sempre sou surpreendido pela quantidade e pela qualidade do conhecimento que nos é passado nesses eventos.

    Não há linhas suficientes para descrever tudo que vivi nesses dois dias. Foi muita coisa mesmo, e quais palavras poderiam de alguma forma nos fazer entender as técnicas mais antigas do Japão, o sabor do vinho, o prazer de uma boa companhia ou o peso da responsabilidade?

    Sim! Esse Gashuku foi incrível, como sempre. Ou melhor, como nunca.

    Eu resolvi subir a montanha, e digo sem nenhuma dúvida: - Só cabe a você decidir se vai passar a vida inteira apreciando o quanto a montanha é bela, imponente e inspiradora, ou se vai arrumar as malas e subir.

    E quando subir, meu amigo, vai ver que apesar da montanha ser muito bonita, não se compara à visão que se tem do topo.

    Isso é que é vida!

    Arigato Gozaimashitá.
    Sayounará."  - 
    Rovere - Unidade Ponta Grossa.


     






























    08-jul-2015

    Gashuku 4 - IAIJUTSU e um Certo olhar aos 16

    Seguem as palavras de uma aluna minha de 16 anos que treina em Sorocaba. Se puder, acompanhe nas palavras este certo olhar que ela já tem sobre eventos e valores, que certamente influenciarão sua vida de forma decisiva.


    "Neste meu primeiro Gashuku, com o auxilio do Sensei e dos Senpais por orientações, relatos e demonstrações apreciei cada momento o qual passei observando o treino de Jojutsu, treinando Iaijutsu e experimentando o Kusarigama e o Jitte, e assim, a respeitar ainda mais o Mestre Kaminoda.
    No domingo, experimentei pela primeira vez Tameshigiri em duas peças, como o esperado, não cortei inteiramente nenhuma por razão de todos os erros que cometo ao realizar os cortes. Entretanto, cortar com a Shin Ken, sentir seu peso e a maneira
    como atravessa as fibras, além de ter a consciência real do perigo, foi incrivelmente prazeroso.

    No período deste Gashuku, as orientações do Sensei, os relatos dos Senpais e as conversas e experiências próprias fizeram-me refletir sobre vários assuntos, dos quais o que mais obteve minha atenção foi minha posição nessa vida pelo fato de ser jovem e, principalmente, pela postura do Mestre Kaminoda a qual tive a honra de conhecer neste evento.
    Primeiramente, refleti como influencio todos a volta pelo posicionamento físico e, principalmente, espiritual. Notando como minha disposição e a de meus colegas nesses dois aspectos possuem a capacidade de mudar o ambiente.
    Em segundo lugar, como reajo às adversidades internas e externas do cotidiano.
    E nestes dois casos observei como poderei envelhecer muito mais e melhor, tanto fisicamente quanto espiritalmente, e assim, ter boa influência nas pessoas ao meu redor se não desperdiçar minha juventude, como tenho feito por não absorver integralmente bons costumes em todos os momentos, especialmente, aqueles passados com pessoas de mais idade; por não agir com completa disposição e atenção nos momentos de treino, de estudo e de qualquer tarefa realizada para outra pessoa; e por não aproveita este período para desenvolver de maneira saudável o físico, a mente e o espírito, deixando que maus hábitos e más influências me
    corrompessem.

    Umas das frases do Sensei que refletia constantemente, mas que nunca foi tão presente e inspiradora como agora, é: "O ferro se bate enquanto está quente". E tenho certeza que com o Niten, com bastante esforço e aprendendo sempre irei de maneira adequada produzir e, futuramente, utilizar e manter uma boa espada assim como tantos samurais dos quais obtive contato direto pela convivência através do Niten e indireto através dos relatos.

    Fico extremamente grata e honrada ao Sensei, aos Senpais, aos meus pais e a todos aqueles que mantiveram forte a tradição pela oportunidade de fazer parte do Niten e pela oportunidade única que tive participando deste Gashuku.
    Arigatou Gozaimashita!!
    Sayounara."


    Celinne - Sorocaba


























    06-jul-2015

    Gashuku 2 - Kenjutsu, a água fresca e a fonte

    "Ontem voltamos com a comitiva Argentina do Gashuku em homenagem a Kaminoda Sensei, um Gashuku Intenso e emocionante, além de ser minha primeira ida ao Brasil.

    O treino foi intenso e cheio de momentos com informações valiosas por todos os lados. Sinto ter trazido uma lista interminável de coisas para melhorar, e ainda assim acredito não ter captado a maioria do que o Sensei com a ajuda dos Sempais mais experientes nos passaram.

    Foi uma oportunidade inestimável para entender através das palavras e experiências do nosso Sensei quem foi o Mestre Kaminoda, histórias reais, que nos mostraram suas luzes e sombras, mas que deixavam claro como o treinamento duro e sua constante dedicação ao Caminho são um exemplo que engrandece as pessoas que são capazes de transformar a vida daqueles que seguem os seus passos.

    Pude lutar com diversos companheiros de caminho, disputas contra kamaes que nunca havia visto, lutas tão intensas e a meu ver divertidas, que poderão trazer lembranças de combates únicos que me incentivaram a algum dia, através do treinamento, poder aprender aquilo que meus Sempais aprenderam no Niten. Também encontrei muitos dos meus erros, lutar contra tanta gente nova também me ajudou a revelar minhas fraquezas, minha falta de postura, os erros em entender os kamaes. Porém com essa mistura de admiração e de erros a corrigir, voltei cheio de emoção e vontade de redobrar o treinamento para conseguir transformar isso em algo melhor.

    Por outro lado, sempre senti que o Niten é um “descanso” de um mundo que às vezes está perdido na confusão sem sentido. Onde o mundo é problemático, os katas do Bushido do Niten trazem tudo mais claro e direto, como um pouco de água fresca para os que tem sede de algo que nos ajude a polir nossa vida. Se treinar na Argentina é beber um pouco de água fresca, estar próximo do Sensei é como beber direto da fonte mais pura. E conviver com o Sensei me mostrou que não é porque ele é “sobre-humano” e tenha qualidades inalcançáveis, e sim ver que seu mérito como pessoa foi não ter afrouxado no caminho durante 40 anos, e que nos convida a fazer o mesmo.

    Os que puderam ficar na segunda-feira e terça-feira, tivemos a honra de conhecer a ADM e ver como é o lugar onde o Sensei comanda o Niten. Um lugar que reflete seus gostos e ideias, e por sua vez me fez sentir mais próximo. Conhecer isso depois de treinar me permitiu ver o treino de forma a não afrouxar o nó, é como um segredo, ver o que nunca vemos. É nossa missão honrar tudo isso seguindo o exemplo [do Sensei] sem parar de treinar.

    Agradeço a todos os Sempais e Kouhais que nos ajudaram e conviveram, especialmente ao Sempai Wenzel que se aproximou de nós e compartilhou seu tempo na nossa estadia, e a todos os companheiros da Argentina que compartilharam a batalha, e ajudaram para que a viagem fosse tão profunda e frutífera.

    Domo arigatou Gozaimashira por fazer tudo isso possível, essa viagem redobrou minha adimiração pela Instituição única que o Sensei concretizou no Niten"


    Koziner - Vicente Lopez/Recoleta - Argentina

    (Texto original no Café Espanhol)

















































    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br