Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    26-jan-2016

    Dor e Sofrimento humano

    Ontem, ao recordar dos tempos de hospital (CS. Sensei em Juiz de Fora 2 - Médico, Shin e Jumonji - 20/jan/2016), em que clinicava das 7h da manhã ao anoitecer e dos plantões de fim de semana, um de meus filhos perguntou:
    - Pai, qual foi o paciente mais grave que você atendeu?
    Pensei por alguns minutos. Lembrei de uma lista enorme de baleados, esfaqueados, suicidas, amputados, atropelados e tantos outros, um pior que o outro. Todos graves.
    Mas há sim, um em especial, que jamais me esquecerei.
    Foi no meu 4º ano de medicina, quando fazíamos o que chamamos de visita nas enfermarias. Era uma senhora que aparentava ter uns 60 anos, mas que não apresentava nenhum sintoma. O nosso orientador explicou que o motivo dela estar lá era porque ela estava envelhecendo precocemente.
    Esta expressão - "envelhecimento precoce" - na linguagem médica tem outro significado. Trata-se da progéria, da qual falo no meu livro Shin Hagakure. A idade real da paciente, 16 anos.
    Ao longo dos anos, dramas como este, e outras centenas e milhares que vivenciei, me possibilitaram ser mais sensível e perceber a dor e o sofrimento humano, muitas vezes, habilidosamente ocultos sob a aparência.



    Criança Morta (Série Retirantes) 1944 - Candido Portinari
    A obra faz parde Acervo do MASP (Museu de Arte de São Paulo)




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br