Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    31-ago-2016

    Shinhagakure e Nazaré



    Sensei em Belém no dia 08 de Agosto - Em frente à Igreja


    A Basílica Nossa Senhora de Nazaré é uma das igrejas mais belas de Belém
    Em Outubro recebe o  Círio de Nazaré -  A maior procissão católica do mundo, com um número de dois milhões de acompanhantes é celebrado, desde 1793, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no segundo domingo de outubro.


    No Lançamento do Shin Hagakure 3ª edição nessa Sexta-feira e nas aulas, vou te dizer o porquê o Shinhagakure tem a ver com essa Igreja.



    + Sobre o Lançamento


    24-ago-2016

    1ª Consciência Yamato 2 - Orgulho de ser Yamato

    "Tive muita sorte de conhecer minhas bisavós de ambos os lados familiares, e me lembro delas como pessoas que eram muito felizes e davam muito valor por terem suas famílias vivendo seguramente aqui no Brasil. São memórias que tenho em detalhes, como a sensação do beijo de uma delas em meu rosto, porém que com a correria do cotidiano, fica difícil parar e tirar um tempo para recordá-las.
    Então, agradeço pela oportunidade que o evento da Consciência Yamato concedeu de proporcionar a volta dessas memórias.
    Elas me fazem dar mais valor a minha presença atual, onde estou agora, depois de tudo o que aconteceu aos meus antepassados. E tenho certeza que todos os presentes no evento tiveram essa sensação no coração." 
    - Yoshida (Unidade Sorocaba)


    Manhã de Consciência Yamato






    "Voltamos para casa no domingo de madrugada com um sentimento de missão cumprida, e de responsabilidade em manter o Yamato Tamashii (alma guerreira do povo Yamato) aceso, além de muita tarefa a ser feita, sobre o passado, sobre a história.
    Arigatou gozaimashita Sensei, por ter realizado esse evento incrível, por compartilhar histórias e pensamentos conosco.
    Niten Banzai!"
    - Tiemi (Unidade Curitiba)




    Presença do Exmo. Gen. Akira Obara, do Deputado Federal Walter Iihoshi e do professor Victor Kobayashi



    "Pelo evento, aprende-se que para o povo que herdou o espírito dos guerreiros de Yamato, não existem milagres. Nem para o Milagre Econômico Japonês, nem para se reerguer após os Tsunamis que arrasaram as cidades costeiras japonesas no ano de 2011. Existe uma entrega ao Primeiro voto do Hagakure, senão as transformações não ocorrem.
    As novas gerações de descendentes não podem se esquecer dessas raízes guerreiras.
    Domo Arigato Gozaimashitá, Sensei, por esta oportunidade de ouro.
    Tenho orgulho de ascender de um povo guerreiro."
     - Suzuki (Unidade Ribeirao Preto)
     
    Orgulho de ser Yamato



    23-ago-2016

    1ª Consciência Yamato 1 - Do Bem

    "Ter orgulho de ser Nihonjin (japonês)" - foi esse o sentimento que pairou na Unidade Ana Rosa do Instituto Niten, neste sábado.

    Descendentes espirituais do povo Yamato, os alunos do Instituto Niten e seus familiares, alguns mesmo não sendo descendentes nipônicos, vieram conhecer mais a fundo nossas tradições, no 1º Consciência Yamato, um evento sem precedentes na história da cultura japonesa.

    Tivemos também a honra da presença do Exmo. Gen. Akira Obara, do Deputado Federal Walter Ihoshi, do professor Victor Kobayashi, além de pais e avós de alunos, todos descendentes do povo de Yamato, que enriqueceram a calorosa discussão a respeito do tema do dia, "As causas da Guerra e suas consequências para o povo Yamato". Agosto é o mês do japonês relembrar a guerra, a bomba atômica e a rendição, e todos puderam enriquecer seu espírito Yamato neste dia.

    General Obara foi gentil ao parabenizar o Niten, e a homenagem de Chanceler da Tradição Samurai, que lhe foi concedida, aponta para a sua importância para que possamos continuar a manter as tradições da terra de Yamato.

    Foi uma tarde plena de orgulho e alegria, que me deixaram uma certeza: de que a missão do Instituto Niten está sendo cumprida, razão pela qual o evento se repetirá no ano que vem, trazendo sempre novos e instigantes temas para que o espírito Yamato permaneça vivo nos alunos do Niten.

    Yamato Banzai!!!












    Palavras do General Akira Obara:

    "Fiquei emocionado com a apresentação do documentário sobre os fatos ocorridos na segunda grande guerra e mais ainda com a homenagem a mim prestada na tarde de sábado. O título de Chancelar da Tradição Samurai foi algo inusitado e grandioso. A minha responsabilidade na difusão da tradição samurai tornou-se potencialmente maior.
    O Sensei realmente é um verdadeiro líder "do bem" - kanshim shimassu.
    Kokoro kara kansha shimassu.
    Muitíssimo obrigado." 
    - General Akira Obara


    19-ago-2016

    Caixa de Ferramentas

    "No Niten existem técnicas que não utilizam armas?"



    Esta foi a pergunta do repórter Cristiano Blota, da Band Esporte, numa Happy Hour aqui na nossa administração.

    "ou que sejam aplicáveis a uma defesa pessoal, no caso de cair a espada, ou algo assim?"


    Ele estava fascinado com a História e a influência do Niten na sociedade, e lançou a clássica questão.

    O nome destas técnicas é Goshinjutsu, também chamadas Yawara, Kogusoku ou Wakizashi. São ensinadas como complemento, aos alunos que já dominam as técnicas básicas.

    Tudo fica mais simples quando possuímos as ferramentas certas para todas as situações.



     




    Técnicas que serão abordadas no Gashuku

    17-ago-2016

    Egan




    Egan no Site

    15-ago-2016

    1ª Consciência Yamato

    Nos meus tempos de menino, sofri preconceito e até me apedrejaram, mas quando perguntado de que país eu vinha, respondia a plenos pulmões: "Sou japonês, da terra de Yamato!"

    Estamos na sexta geração de descendentes nipônicos no Brasil, e já existem até descendentes loiros, mulatos e de todas as misturas possíveis.

    Muitos dos descendentes de hoje perderam o conhecimento do que carregam no sangue, e do que é ser japonês. Compreensível, pois além do tempo passado, nunca houve nenhum movimento fora do arquipélago japonês, para a conscientização para as origens nipônicas. Percebo nos novos nipo-brasileiros uma necessidade de encontrar suas raízes, uma busca vazia por sua identidade cultural, que se perdeu em algum lugar de seu passado, e que está enraizada na terra dos Deuses de Yamato.

    Visando suprir esta necessidade urgente para que estes jovens amadureçam com firmeza em suas raízes, enriquecendo sua bagagem cultural, convoco os alunos e familiares que carregam o sobrenome nipônico, para a Primeira Conscientização Yamato, seguido do treinamento em Katori Shinto Ryu Kenjutsu, o estilo mais antigo do Japão.

    Será um fim de semana em que os filhos de Yamato encontrarão suas raízes. Loiros, mulatos, de todos os tipos.

     


    Encontrando suas raízes

    12-ago-2016

    Meu Pai





    Quando tinha 6 anos, meu pai costumava me levar para o "sanpo" (caminhada), após retornar de sua jornada de trabalho.

    Certa noite, paramos em uma ruela de terra (naquela época ainda estavam começando a colocar paralelepípedos em Suzano) com luzes fracas em postes de iluminação. Era uma academia de judo, mas naquele dia, não havia treino de judo, estava ali um grupo de kendo.

    Demonstrei pronto interesse em começar, e após uma semana estava com uma espada de bambu na mão.

    Ele então, deixou o judo para começar o kendo - por mim.

    Com ele foram treinos árduos e difíceis, mas nunca reclamei. Anos se passaram e consegui muitas medalhas e a mais alta graduação.

    Por mais de duas décadas seguimos o mesmo caminho, quando então resolvi partir para uma nova jornada.

    Havia chegado a hora de deixar títulos e medalhas, em busca das origens do Caminho.

    Hoje, trilhamos separados, mas sei que se não fosse ele, hoje não estaria aqui.

    Nós, Samurais do Niten, não esquecemos o terceiro voto.

    Feliz Dia dos Pais a todos os pais!


    Tags: Egan2016_Ago,
    05-ago-2016

    Kogusoku no Gashuku

    "Eu vi Katsuse Sensei passar segredos ao Sensei" - Joel (Unidade Argentina)

    Ao longo das últimas décadas, fui privilegiado ao receber a atenção de Katsuse Yoshimitsu Sensei, sucessor do Suiyo Ryu Iai Kenpo, estilo que escolhi dentre as dezenas existentes, para me tornar o número 1 na Arte de "Sacar" a Espada - o Iaijutsu.

    Foi ao longo desses anos que pude compreender que somente os mais dedicados poderiam ser agraciados com as técnicas e ensinamentos profundos - Oku - que fazem a diferença na compreensão do Caminho.

    Na próxima semana, repassarei os Oku para os nossos dedicados:




    Técnicas de Mão do estilo Suio Ryu Iai Kenpo




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br